Já notou que muitos lojas virtuais possuem blogs? E isso não é por acaso! Os e-commerces costumam usar um blog para captar leads por meio de conteúdos relevantes ao cliente. E, assim, aumentar sua base de possíveis compradores.
O que são leads?
Leads são pessoas que demonstraram interesse em sua marca e são qualificados conforme a persona que você busca como cliente.
É muito fácil ter uma imensa base de e-mails e telefones, o difícil é fazer a nutrição destes contatos para que aí sim, eles se tornem oportunidades de vendas.
Como o blog pode ajudar a capturá-los?
Conteúdo de qualidade
O blog pode ser sua principal fonte para capturar esses contatos. Mas para isso funcionar, é necessário produzir sempre conteúdo de qualidade e que faça sentido com seu nicho.
Se você possui um e-commerce de roupas plus size, não faz sentido criar um conteúdo em seu blog sobre como montar seus próprios móveis comprados pela internet. Agora, criar um conteúdo incrível ensinando a tirar as próprias medidas para comprar roupas online, ou até mesmo a como valorizar o corpo na hora de tirar fotos, é outra história.
Desta forma, percebe a diferença? Conteúdo de qualidade é aquele que não é superficial e que é direcionado para o seu público-alvo. Além disso, é possível criar conteúdos com links para seu site — quando estiver de acordo com o conteúdo abordado, claro.
Frequência
Outro fator importante é a frequência de publicações. Contudo, não adianta postar um conteúdo muito legal a cada dois meses. Os buscadores não darão relevância para que seu blog seja encontrado e seus visitantes nem se darão mais ao trabalhado de acessá-lo. Afinal, aquele é um blog que nunca possui novidades.
Portanto, é essencial manter frequência de publicações em seu blog. Comece com uma por semana, depois duas… Quando ver o resultado, desejará postar todos os dias!
Interesse dos consumidores
Surpreendentemente, o blog também será uma fonte de informação. Isso mesmo, não será apenas fonte de consulta para seu cliente, mas também para o lojista.
Por meio do Google Analytics é possível mapear seus visitantes, analisar seus interesses, de quais regiões do país são, e muito mais. É uma oportunidade incrível de verificar os maiores interesses de seu público e criar conteúdos segmentados.
E a análise de interesse não ajudará apenas na criação de conteúdo para o blog, mas também para as redes sociais e diversas estratégias.
Conteúdos de conversão
Agora chegamos no ponto-chave! Sobre tudo, até agora falamos sobre visitantes e aqui, falaremos em como transformá-los em leads.
Depois de gerar muitos artigos de qualidade e links para a sua loja, é hora de criar conteúdos ricos para serem baixados.
Bem como, esses conteúdos podem ser infográficos, e-books ou cases — no caso de um blog B2B. O importante é criar conteúdos maiores, mais detalhados e com atenção ao design.
Assim, o cliente faz uma espécie de “troca”, ele baixa aquele conteúdo pelo qual está interessado e deixa no blog seu e-mail e outras informações que façam sentido com seu nicho.
Vamos a um exemplo? Imagine uma loja de roupas para bebês. Esta loja criou o e-book “Como montar o quartinho ideal para meu bebê”. No formulário para download do conteúdo, a loja pergunta, além do e-mail, se a lead está grávida. Quando a resposta for sim, novas caixas de respostas são abertas: de quantos meses a gestante está e se já sabe se é menino ou menina.
Bingo! Agora a loja saberá para sempre exatamente a idade do bebê. Podendo enviar e-mail marketing extremamente segmentado. Sem contar que é possível capturar e-mails convidando o visitante para se inscrever em seu newsletter.