Logo E-Commerce Brasil

Como tornar os negócios digitais resilientes em tempos de pandemia

Por: Fernando Cirne

CEO da Locaweb, sendo responsável também pelas unidades de negócio da companhia. Engenheiro formado pela Universidade de São Paulo, com MBA pelo IBMEC. Desenvolveu parte de sua carreira na Editora Abril, onde foi diretor de Marketing Direto em Assinaturas e diretor de e-Business.

No cenário econômico atual, as vendas online mais que duplicaram por conta do isolamento social decorrente da pandemia. A presença digital nunca foi tão importante para tornar os negócios diferenciados e competitivos. Ela alcançou proporções territoriais que as lojas físicas jamais poderiam conquistar sem um investimento robusto em publicidade e propaganda.

A aceleração na transformação digital das empresas requer resiliência e solidez para manter os negócios online em alta no pós-pandemia. Por isso, é importante que os empreendedores busquem sempre se atualizar quanto às estratégias no e-commerce, inovação de produtos e cadeia logística. Lembrando que não apenas atraiam os consumidores para suas lojas, mas também os engaje e fidelize-os com a marca, produtos e serviços ofertados.

Planejamento estratégico

A consolidação dos negócios requer planejamento estratégico, precificação acertada, estratégias digitais bem definidas… E, acima disso, um estudo aprofundado do seu público-alvo. Tudo para que as ações que envolvam as vendas online sejam direcionadas a eles.

Invista em canais digitais otimizados e que possam ser acessados de dispositivos móveis; faça uma boa descrição dos seus produtos e serviços; utilize fotos de qualidade; incentive a interação com o seu consumidor; responda às dúvidas deles e se mantenha disponível. Lembre-se: tudo isso ajudará você nos resultados de vendas e engajamento com a sua marca.

Redes digitais e campanhas otimizadas

Outro ponto fundamental é marcar presença nas redes sociais, ter campanhas digitais bem otimizadas e se possível, fazer promoções.

Os novos hábitos de consumo no ambiente online trazem praticidade ao dia a dia das pessoas. Afinal, o novo consumidor pode realizar compras e adquirir produtos e serviços na comodidade do seu lar.