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Como os sites de doação e financiamento colaborativo estão crescendo no Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Sucesso, essa é a definição perfeita para o desempenho do crowdfunding nos Estados Unidos no ano passado. Foram três milhões de pessoas ajudando a financiar projetos no Kickstarter, a plataforma de financiamento colaborativo mais conhecida no país. Pessoas de mais de 200 países em todos os continentes apostaram em projetos, sendo que 800 mil delas apoiaram mais de um projeto e movimentaram uma média de US$ 1,3 milhão por dia.

No Brasil o financiamento colaborativo também está crescendo. Segundo uma pesquisa recentemente divulgada pelo Catarse, 68% dos empreendedores enxergam potencial de financiamento colaborativo em suas empresas e mesmo para 81% daqueles que ainda não se formaram, o crowdfunding é visto como modelo de negócio a ser explorado.

A pesquisa ainda aponta que 64% daqueles que colaboram com projetos financiados de forma colaborativa valorizam empresas que apoiam projetos desse tipo e 39% consideram a participação delas nessas ações fundamental para a imagem da marca.
Entre os fatores que ajudam no sucesso do crowdfunding estão: o fato das pessoas que colaboram se identificarem com uma história intrigante ou envolvente, dos projetos contarem com a força do engajamento dessas pessoas nas redes sociais e e a ideia de recompensa ou vantagem de poder ter acesso antecipado a um produto ou serviço, como bem abordado pela Natália Garcia no blog do Catarse.

De forma parecida as doações feitas pela internet estão crescendo. No Brasil são 350 mil organizações,17 mil doadores mensais e um total de R$ 6 bilhões de reais arrecadados por ano. A dificuldade de comunicação entre doadores e arrecadadores e a perda de potenciais doações como resultado de um processo offline desagradável são alguns fatores que contribuíram para que ONGs e entidades filantrópicas migrassem para a web.

Segundo a Doare, um dos maiores portais de doações no Brasil, esses problemas geraram uma demanda por soluções de tecnologia que reunissem as organizações filantrópicas em uma mesma rede. “A Doare surgiu então como solução que possibilita receber doações sem investimento inicial, oferecendo conteúdo atualizado, segurança e facilidade nos pagamentos, gestão financeira e também ferramentas de divulgação. Dessa forma organizações garantem doações recorrentes de forma segura e fácil”, diz Ruy Fortini, CEO da Doare.

Receber doações de forma recorrente, simples e segura é possível graças a soluções de tecnologia e também de pagamento online. Hoje é possível gerar um botão simples de doação e configurar se será anônima ou não, receber doações de forma regular (semanal, mensal, anual, etc), ou até mesmo enviar o botão de doação por email, colocar em fóruns e aproveitar o link para doação pelo Twitter e Facebook. Além disso, o doador pode escolher o meio de doação (boleto, transferência, cartão de crédito, etc), o que facilita muito as conversões.