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Como os ecossistemas de serviços melhoram a experiência do cliente no e-commerce

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Conforme a tecnologia avança e se torna cada vez mais integrada às práticas comerciais, mais desafios são impostos às empresas de e-commerce. Nesse sentido, algumas empresas de grande porte, estabelecidas e bem consolidadas, podem sentir ainda mais dificuldades em se adaptar às transformações aceleradas do cenário. Afinal, são processos altamente legados implementados, e a digitalização não envolve apenas a atualização tecnológica.

Veja alguns pontos que tornam o ecossistema de serviços uma força motriz para melhorar a experiência do cliente e a gestão no e-commerce.

Essas – e todas as empresas do mercado, claro – precisam agregar conhecimento e capacidade intelectual ao seu quadro para extrair todos os benefícios da digitalização. Os ecossistemas de serviços, sobretudo de pagamentos, fornecem a solução para esse desafio.

Isso porque, em vez de “inventar a roda” e ter que construir soluções internamente, os e-commerce integrados aos ecossistemas de serviços podem se beneficiar de conhecimentos e soluções prontamente disponíveis de parceiros especializados. Neste artigo, vamos discutir alguns pontos que tornam o ecossistema de serviços uma força motriz para melhorar a experiência do cliente e a gestão no e-commerce.

Por que delegar partes da gestão aos ecossistemas de serviços

De maneira geral, distribuir funções mais burocráticas da gestão, como processamento e intermediação de pagamentos, emissão de notas fiscais, checkout e outros, além de aumentar a eficiência operacional do negócio, equaliza um pouco as empresas que ainda digladiam com a dívida tecnológica.

Então, um dos principais fatores que contribuem para uma experiência positiva do cliente no e-commerce é justamente a eficiência no processo de pagamento. Isso porque os ecossistemas de pagamento bem projetados oferecem uma variedade de métodos de pagamento que atendem às preferências dos clientes. Isso inclui cartões de crédito, débito, carteiras digitais, transferências bancárias, Pix e outros. Essa diversidade aumenta a conveniência para os consumidores, permitindo que eles escolham a opção que melhor se adapta às suas necessidades.

Outro ponto importante a salientar é a segurança, uma prioridade para os consumidores online. Nesse sentido, existem ecossistemas de pagamento que já possuem, por exemplo, sistema antifraude integrado, uma solução que pode ser onerosa caso seja contratada individualmente e que é indispensável para quem vende online.

Além disso, ao contratar um serviço, vale avaliar se existem criptografia e autenticação em duas etapas para proteger as informações pessoais e financeiras dos clientes. Isso cria um ambiente de confiança, no qual os consumidores se sentem mais à vontade ao realizar transações online. À medida que a segurança aumenta, a confiança do cliente também, o que é fundamental para o sucesso de qualquer empresa de e-commerce.

Multicanal para otimizar a experiência do cliente

Atualmente, os consumidores esperam uma experiência de compra perfeita, independentemente do canal que escolham. Portanto, os ecossistemas de serviços oferecem a capacidade de integrar sistemas de pagamento em várias plataformas, incluindo websites, aplicativos móveis e até mesmo lojas físicas. Isso permite que os clientes iniciem uma compra em um dispositivo e a concluam em outro, proporcionando uma experiência de compra fluida, consistente e omnichannel.

Outro ponto a considerar é que os dados são um ativo valioso para empresas de e-commerce. Os ecossistemas coletam uma grande quantidade de informações sobre o comportamento de compra dos clientes. Esses dados podem ser usados para personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos relevantes e ofertas especiais. Além disso, as análises de pagamento podem ajudar as empresas a identificar tendências de compra e ajustar suas estratégias de marketing.

Vale mencionar, ainda, que problemas no processo de pagamento são uma das principais causas de abandono de carrinho no e-commerce. Portanto, ter um ecossistema de pagamento que oferece ferramentas como checkout transparente, compra com um clique e diversidade de métodos, reduz o atrito do cliente e melhora a experiência geral.

Vale a pena investir em um ecossistema de serviços para o meu e-commerce?

É claro que cada empresa tem seu próprio contexto, mas, em linhas gerais, a resposta é um sonoro sim! Vale a pena investir em um ecossistema de serviços bem estruturados para o e-commerce. Ainda mais pensando que se trata de um mercado altamente competitivo, no qual a experiência do cliente desempenha um papel crucial na fidelização e aquisição.

Os ecossistemas, sobretudo de pagamentos, desempenham um papel fundamental na melhoria dessa experiência, proporcionando eficiência, segurança, conveniência e personalização. Assim, as empresas que adotam soluções de pagamento avançadas estão em uma posição melhor para atender às expectativas em constante evolução dos consumidores e prosperar no setor.

Assim, investir em um ecossistema de serviços que seja robusto não é apenas uma escolha inteligente, mas também uma necessidade para empresas que buscam sucesso no e-commerce.