Logo E-Commerce Brasil

Como o varejo mudou para sempre

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Algumas empresas começam com uma loja física para os clientes visitarem – e depois se expandem para o mundo digital.

Varejistas de todo o mundo notaram uma tendência óbvia: as compras mudaram. Os clientes quase nunca pesquisam nas lojas locais para encontrar os produtos de que precisam. Em vez disso, eles exploram a internet em busca de melhores preços, avaliações e recomendações. Com experiências de compra otimizadas na web, os consumidores esperam uma experiência integrada e perfeita ao visitar lojas físicas ou ao usar seus telefones celulares.

As lojas precisam parecer instagramáveis e oferecer uma experiência inesquecível à medida que o varejo se move para o comércio omnichannel.

O varejo físico não está morrendo, está apenas mudando. Os varejistas inovadores de hoje criaram maneiras de combinar experiências digitais e físicas para que os consumidores tenham uma experiência altamente personalizada.

O varejo físico não está morrendo, está apenas mudando.

Varejistas como a Nike encontraram maneiras de tornar suas lojas físicas uma parte significativa de sua experiência digital aprimorada e personalizada para o cliente. Esse é um caminho inteligente. E se os principais varejistas forem bem-sucedidos, os consumidores gostarão ainda mais quando as empresas aprimorarem sua experiência.

Por exemplo, a Nike reformulou lojas para integrar aplicativos, comércio eletrônico e estilo de vida.

Mas talvez os melhores exemplos sejam os varejistas que transformaram completamente a experiência na loja. Faça uma rápida viagem para uma década atrás, quando as lojas da NikeTown eram dificilmente distinguíveis de qualquer outra loja de calçados e roupas esportivas.

Para os consumidores, os benefícios de uma experiência multicanal incluem:

– Conveniência: quando os clientes precisam de um produto importante e ele não é encontrado nas lojas, podem fazer o pedido online e retirá-lo na loja física ou recebê-lo em mãos.

– Mais escolha: uma experiência multicanal oferece aos consumidores informações sobre o estoque disponível online e offline e oferece aos varejistas a capacidade de ampliar significativamente o que eles oferecem muito além do estoque de uma loja típica.

– Melhor experiência na loja: os varejistas podem criar uma experiência de loja focada nos benefícios dos produtos e se preocupar menos em colocar o máximo de estoque possível no espaço disponível.

É senso comum que quanto mais fácil for para os clientes comprarem com você, mais frequentemente eles o farão – e mais eles comprarão. Então, aqui estão maneiras de integrar sua loja física com sua loja online para uma experiência de compra perfeita em ambos os canais.

1) Permita que os clientes online retirem na loja

Seja porque o cliente quer evitar o frete, ou não quer esperar pela entrega, algumas pessoas preferem retirar o produto que compraram online em uma loja física.

2) Fusão de suas estratégias digitais e físicas

Muitas empresas de varejo tradicionais têm estratégias separadas para marketing offline e online. Isso geralmente cria uma lacuna para os clientes, que se movem pelos canais. Supere esse abismo combinando suas estratégias digitais e físicas para criar uma experiência perfeita.

3) Orientação com posicionamento interno

Quando se trata de melhorar a experiência dos compradores, as marcas estão aproveitando a tecnologia de orientação digital e os dados de inventário para orientar os compradores em sua jornada de compra.

O futuro é… omnichannel

Estar online não significa apenas ter um site habilitado para comércio eletrônico. Existem vários canais pelos quais as pessoas podem comprar, como aplicativos e sites de mídia social – por exemplo, o Instagram. Vender em vários canais é conhecido como varejo omnichannel.