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Como o e-commerce pode driblar a crise econômica

Por: Diego Carmona

Diretor executivo e CVO do Lead Lovers, plataforma pioneira do Brasil a oferecer ferramentas e serviços completos para empreendedores e empresas no segmento de Marketing Digital.

Em 2015, o PIB brasileiro caiu 3,8%, enquanto o mercado digital foi na contramão da crise e cresceu cerca de 15%. A previsão dos economistas para o país em 2016 continua pendendo para a recessão, enquanto o mercado digital deve crescer ainda mais. Além das muitas análises sobre economia que é possível fazer, é importante destacar que o domínio cada vez maior dos e-commerces e o empenho dos empreendedores na área são características fundamentais para o cenário positivo. Os empresários brasileiros têm muito a ganhar com o mercado digital. Por isso, listo cinco dicas que todos podem absorver de quem empreende online.

1- Pesquise profundamente sobre os consumidores

O e-commerce permite que os empreendedores conheçam muito bem quem os acompanha nas redes sociais. O empreendedor digital conhece mais do seu consumidor porque as ferramentas online permitem saber o que o público gosta e como ele se comporta”. Isso também é possível de se fazer com clientes ‘offline’. Entre em contato com eles, pesquise o que eles gostam e quais dores deles sua empresa pode sanar, ou quais objeções você pode evitar que tenham.
Se a grande objeção dos clientes for o preço acima da média, você pode começar a comunicação valorizando a alta qualidade do seu produto ou serviço, por exemplo.

2- Estruture bem seu site

Todo mundo tem um site, mas não basta apenas disponibilizar os produtos e serviços em uma página simples. É preciso investir na estrutura do site e deixá-lo mais bem posicionado em SEO. As pessoas vão procurar seu serviço ou produto no Google, então é melhor garantir que seu site vai ser encontrado antes do concorrente. O site também não deve ser lento, ou com grande quantidade de anúncios e letras pequenas. Seja um e-commerce ou o site institucional da empresa, é preciso impedir que o cliente abandone o site antes de conseguir o que quer. Apresente os produtos e serviços de forma clara e objetiva, sempre prezando por qualidade.

3- Mantenha contato com os potenciais clientes

No e-commerce, o grande segredo para aumentar as vendas é captar e manter leads, que são os contatos em uma lista. Através de e-mails enviados com conteúdo de qualidade e do trabalho nas redes sociais, é possível reter novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar a conversão de vendas e fortalecer a comunicação entre empresa e cliente. Os custos de manter contato via e-mail são muito mais baixos em comparação com outras formas de propagação. O conceito de fazer uma lista de contatos e divulgar materiais informativos funciona para qualquer área e segmento. Quem não é visto, não é lembrado!

4- Esteja pronto para mudar

O mercado digital está em constante transformação. As coisas acontecem muito rapidamente no ambiente online, e todo empreendedor precisa estar preparado para seguir novos rumos, usar novas redes ou buscar novos nichos. Em maior ou menor grau, todo empreendedor precisa se adaptar às mudanças e adequar seu produto ou serviço para a nova realidade. Este é um dos maiores ensinamentos do mercado digital: não dá para ficar parado no tempo.

5- Faça a diferença para o seu público

Tanto nas redes sociais quanto na comunicação com a base de contatos, os leads, o empreendedor digital precisa oferecer conteúdo que faça a diferença na vida das pessoas. Esta é a melhor forma de criar um relacionamento com os clientes reais ou potenciais, para que ele sinta a relevância da sua marca. É preciso criar uma identidade própria através da personalização dos canais de comunicação e interação com o público. Não dá para querer vender algo a quem mal conhece a marca ou não enxerga valor nela. Ninguém pede outra pessoa em casamento antes de um longo namoro. Se todas as empresas tomassem estas atitudes, sofreriam muito menos com a crise.