Logo E-Commerce Brasil

Como negociar com as transportadoras – Parte 3

Este conteúdo encerra a sequência de artigos com dicas para negociar com as transportadoras. No primeiro artigo da série explicamos a importância de analisar de forma ampla as características dos produtos a serem transportados, e logo após, apresentamos a estratégia “Ganha-Ganha”, como meio para ajudar na negociação. O texto de hoje reforça a importância do questionamento de todos os detalhes na hora de fechar um contrato.

Abaixo, temos um exemplo de duas propostas comerciais de transportadoras do mesmo perfil de carga e que disputam os mesmos clientes no mercado:

Transportadora 1

como negociar com as transportadoras parte 2 (1)

Transportadora 2

como negociar com as transportadoras parte 3(2)

Perceba que a primeira tem um gris (seguro de carga) de 0,10%, enquanto a segunda tem um gris de 0,15%.

GRIS é taxa de gerenciamento de risco, cobrada a partir de uma porcentagem do valor da nota fiscal, e tem o objetivo de cobrir os custos do frete decorrentes das medidas de combate ao roubo de carga e prevenção do risco.

Questione as transportadoras sobre o Gris:

Como ela investe essa taxa?

Por que é maior ou menor que a concorrência?

Qual é a taxa de extravio de ambos?

O que acontece quando uma carga é extraviada?

Como é o procedimento de reembolso?

Quanto tempo a transportadora demora para reembolsar?

A transportadora está disposta a diminuir o valor da taxa em 0,05% se o reembolso for feito em X dias em vez de Y?

Uma diferença de 0,05% entre as taxas pode parecer um detalhe irrisório. Mas pense bem, é 0,05% sobre o seu faturamento, afinal a taxa se aplica sobre a NF dos produtos e todos os produtos que você vender terão que ser entregues por uma transportadora. Correto?

Colocando de outra forma, uma única ação para questionar a fundo o GRIS pode proporcionar 0,05% de lucro operacional. Existe uma relação de causa e efeito entre o Gris e EBITA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Questione todas as taxas, uma a uma, sem exceções:

  1. Por que cada uma das taxas existe?
  2. Por que a taxa está com esse valor e não um valor X% menor?
  3. O valor da taxa faz sentido em relação ao mercado?

No exemplo apresentado acima, usamos 2 transportadoras de carga leve (até 30kgs e de perfil express). Esse tipo de transportadora costuma simplificar as tabelas e generalidades. Quando olhamos para as transportadoras conhecidas como “Rodo”, que transportam cargas com pesos e tamanhos variados, temos inúmeras outras taxas para fazer o mesmo processo.

Caso você queira saber mais sobre generalidades, taxas e cálculo de frete, recomendamos este texto. Veja também o case de sucesso da multinacional Decathlon, na escolha das transportadoras.

Esperamos que estes artigos tenham ajudado você a compreender melhor os pontos que merecem atenção na hora de fechar bons contratos e, desta forma, proporcionar resultados positivos para o seu negócio.

Quer entender mais sobre logística no e-commerce? Participe da palestra “Gestão de estoque, logística e tecnologia o tripé que construirá o futuro do e-commerce” e do painel “Logística sem mistérios, mas com muitos desafios” no Congresso Operações e Gestão 2015.