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Como impulsionar suas páginas de produtos com um funil de conteúdo e links

Por: Lucas Maranho

Fundador e CEO da liveSEO

Fundador da liveSEO, agência com foco em SEO que atende e já atendeu e-commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos. Atualmente, a marca já executou mais de 300 projetos de SEO e se destaca entre as principais agências de SEO do Brasil.

Os e-commerces estão sempre buscando maneiras de melhorar o posicionamento e a visibilidade de suas páginas de produtos de alta relevância (curva A). Afinal, quanto maior a classificação nos resultados de busca, maior a probabilidade de atrair tráfego qualificado e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.

No entanto, com a concorrência acirrada, é essencial ter uma estratégia eficaz para alcançar esses objetivos.

Neste artigo, apresentaremos seis etapas fundamentais para otimizar suas páginas de produtos, combinando técnicas de criação de links e conteúdo SEO.

1. Encontre oportunidades de link existentes

Inicie sua estratégia encontrando oportunidades de links existentes. O link building desempenha um papel fundamental na influência das páginas da categoria nos resultados de pesquisa, e os mecanismos de busca valorizam os backlinks de qualidade, considerando-os como um sinal de autoridade.

Para encontrar e criar essas oportunidades, você pode realizar pesquisas em seu nicho de mercado para identificar sites influentes e relacionados ao seu setor, bem como analisar a concorrência.

Além dessas ações, existem outras estratégias que podem ser utilizadas para angariar backlinks de qualidade.

2. Analise o conteúdo e identifique melhorias

Realize uma análise minuciosa do conteúdo existente em suas páginas de produtos. Avalie a relevância das palavras-chave para as quais você está classificado e verifique se o conteúdo está otimizado para sua intenção de busca.

Identifique lacunas no conteúdo e preencha-as com informações valiosas e relevantes para os usuários. Para isso, utilize práticas de SEO, como otimização de palavras-chave, formatação adequada e a inclusão de elementos visuais atraentes para melhorar o desempenho das páginas nos resultados de pesquisa.

Na SERP (página de resultados de pesquisa), utilize sua palavra-chave tanto no título quanto na meta description para trazer relevância e garantir que o Google indexe e encontre sua página.

Lembre-se de que a qualidade sempre será melhor do que a quantidade. Portanto, se o objetivo for posicionar palavras-chave de alto volume de busca, trabalhe com um campo semântico e lexical amplo.

[!] Certifique-se de que o conteúdo seja informativo, envolvente e direcionado às necessidades específicas dos usuários.

3. Crie conteúdos meio de funil para direcionar seu público

Desenvolva conteúdo de meio de funil focado em palavras-chave com intenção de busca mais próxima da compra. Nesse momento, o público já passou pela etapa de descoberta e está buscando algumas soluções para seu problema.

Ao abordar dúvidas dos clientes, cases de uso e explicação das funcionalidades, por exemplo, você educa os usuários, influencia suas decisões de compra e constrói autoridade. Portanto, a escolha cuidadosa desses termos é fundamental para direcionar e atrair tráfego qualificado.

Uma ótima opção aqui é a criação de textos de categorias, e adicionar uma seção de perguntas frequentes(FAQ) para antecipar as dúvidas dos seus usuários.

4. Crie conteúdo topo de funil para atrair links

Crie conteúdos topo de funil para o blog com o objetivo de atrair links de outros sites. Para isso, produza materiais ricos e informativos, como guias completos, e-books, estudos de caso, infográficos e conteúdo interativo.

O objetivo é oferecer algo único, autêntico e útil que atraia a atenção de outros sites e os incentive a vincular o seu conteúdo.

Essa estratégia de linkbuilding é chamada de link baiting. Leia mais aqui e entenda como funciona.

5. Crie links e interligue os conteúdos do funil

Estabeleça uma rede de link relevantes relacionados às duas páginas, respeitando sempre as diretrizes do Google. Caso contrário, podem surgir diversos impactos negativos – e até mesmo, penalizações.

Interligue todas as etapas do funil, usando o conteúdo de topo como uma ponte entre as páginas do meio e do fundo. Para isso, é essencial trabalhar com as três etapas, transitando entre as intenções de busca e os tipos de palavras-chave, sejam elas informacionais, transacionais ou navegacionais.

Garanta que todas as páginas proporcionem uma experiência de navegação coesa, facilitando a jornada do usuário pelo funil.

Para organizar os conteúdos, utilize a estratégia Topic Cluster.

6. Meça o impacto, os KPIs e o desempenho

Defina KPIs para monitorar o desempenho do seu projeto de SEO.

Alguns KPIs relevantes incluem:

– a melhoria no ranking de termos do produto;

– as novas classificações de palavras-chave de alta intenção;

– o crescimento do tráfego orgânico; e

– a aquisição de novos links.

Vincule essas métricas ao resultado comercial, focando em cliques, webforms, leads qualificados, conversões e receita

Lembre-se de que a análise contínua é crucial para o sucesso a longo prazo.