A Black Friday passou e já começamos a planejar as vendas do Natal.
Sem dúvida, o Natal é a data mais comercial do ano e com as maiores chances de vendas. Entretanto, é necessário saber aproveitá-la da melhor forma possível.
Por isso, aqui vão cinco passos para você criar seu plano de ação para vender mais no Natal.
Como criar um plano de ação para vender mais no Natal?
O Natal, embora seja uma data comercial, tem suas peculiaridades. Aqui, diferente da Black Friday, não vemos apenas o: compre, compre, compre. Mas, também, um grande apelo emocional.
Por esse motivo, é interessante traçar uma estratégia diferente para essa data:
Planejamento: qual será sua linha de comunicação?
O primeiro ponto é traçar sua linha de comunicação. Seu conteúdo será mais comercial ou mais emocional?
Esse é um fator determinante para o plano de ações. Pois, se seguir para o lado comercial, será necessário separar todos os produtos que entraram com desconto e determinar a diminuição da margem de lucro de cada um deles.
Por outro lado, se sua campanha tiver um viés mais emocional, o investimento na identidade visual será muito importante. Pois, a “cara” de sua campanha é quem será responsável por atrair, reter ação e realizar as vendas.
Entretanto, isso não significa que não é possível mesclar às duas estratégias: comercial e emocional. Mas, para que ela seja realmente efetiva, uma das duas precisa se sobressair.
Estoque: seu estoque está preparado para a data?
Fique de olho no estoque! Ele pode ser a linha tênue entre o sucesso e o fracasso de suas vendas de natal.
Especialmente para lojas que seguirão ações mais comerciais, é imprescindível verificar se o estoque comporta um grande número de vendas de uma só vez.
Layout e identidade visual
Mesmo que sua campanha vá para o lado comercial, a identidade visual de uma ação precisa ser coerente com a data.
As cores, os elementos, tudo relacionado ao Natal precisa encantar o cliente. Afinal, é uma data mágica e muito especial para a maioria das pessoas.
Caso sua campanha seja mais emocional, a atenção com o layout da loja e identidade visual precisa ser redobrada.
Se seus banners e peças de redes sociais forem feitos por você ou por alguém da equipe que não seja um designer profissional, talvez, seja mais vantajoso contratar uma equipe especial para a campanha de Natal.
Um investimento que vale a pena para fugir do padrão!
Divulgação: quais os melhores canais para divulgar sua loja?
Após ter todas as peças encaminhadas e comunicação definida, é hora de pensar: onde essa campanha deve ser divulgada?
Neste caso, dependerá muito do nicho de atuação de sua loja virtual e o público que se deseja atingir. A redes sociais podem ser um bom caminho, além das pesquisas pagas pelo Google Ads.
Em alguns casos, até comerciais no YouTube e na TV podem ser diferenciais. Uma vez que, vídeo retém maior atenção do público.
Tudo depende do objetivo e do orçamento disponível.
Hora de vender
Diferente da Black Friday, os atendimentos não serão concentrados em apenas um dia.
No mais, o volume por demanda de atendimento aumentará desde quando sua loja começar a rodar a campanha de Natal.
Sendo assim, é importante que a equipe esteja preparada para o atendimento, especialmente nos canais de vendas escolhidos para a divulgação. Se o e-commerce usou o Instagram para divulgar suas campanhas, nada mais coerente do que responder com rapidez os directs.
Dica bônus: logística
É importante destacar: a maioria das pessoas que comprar produtos no Natal, é para presentear alguém especial.
Sendo assim, é necessário que o seu cálculo de frete e entrega seja preciso. Decerto, é impossível prever problemas de logísticas do entregador. Entretanto, se você tiver um tempo maior de despacho dos produtos, é extremamente necessário deixar isso claro para o cliente final.
Assim, não haverá frustração com a data de entrega dos pedidos.
Boas vendas de Natal!