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Como conseguir uma base de dados de qualidade?

Quando falamos de email marketing a qualidade do banco de dados que utilizamos é um elemento essencial para obter bons resultados. Neste caso, vale a máxima: melhor qualidade do que quantidade.

Coleta no ponto de venda

Primeiro, devemos ter em mente que a captação orgânica é a mais qualitativa. O melhor asinante é sempre aquele que se cadastra em seu ponto de venda (seja loja física ou online). Os visitantes demonstraram interesse em nossa marca ao entrar no site ou loja e são os contatos mais interessantes que podemos captar.

Para os varejistas que vendem offline e online é recomendado primeiro captar o contato nas lojas físicas, nos caixas ou através de um programa de fidelidade. Varejistas da Europa já trabalham assim há algum tempo, com resultados muito bons.

Por outro lado, para uma loja online, a lógica é mais ou menos a mesma. Temos que facilitar ao máximo a inscrição na newsletter, colocando-a em um lugar de destaque no site. Também é recomendável que se possa fazer isso em um clique e sem pedir dados desnecessários. Haverá tempo para completar o banco de dados com outras informações mais tarde. É ainda aconselhável incentivar a newsletter com um desconto na sua primeira compra, de modo que o usuário sinta-se mais motivado.

Se seus clientes estão satisfeitos, eles lhe recomendam

A recomendação é uma maneira poderosa para capturar mais e-mails em seu banco de dados. Campanhas de “Member get-Member” bem organizadas, podem ser muito interessantes para uma captação de qualidade, mas temos de garantir que os endereços de e-mail fornecidos pelos clientes que participam da ação sejam válidos. Para garantir isso é aconselhável realizar essas campanhas com a confirmação de double opt-in, onde serão incluídos em seu banco de dados apenas e-mails confirmados.

Além disso devemos levar em conta que a recomendação é feita cada vez mais pelas redes sociais, e para que possamos capturar esses e-mails pode-se incluir, por exemplo, um campo para a newsletter na página do Facebook ou mensagens através do Twitter.

E se isso não for suficiente?

As vezes a captação orgânica não é suficiente, uma vez que é difícil conseguir um volume grande de assinantes em um curto período de tempo. Se as metas de construção/aumento de base são ambiciosas, muitas vezes é preciso utilizar ações externas.

Existem diferentes maneiras de capturar e-mails externamente: filiação, co-registro, e-mail dedicado em bases externas, co-patrocinadores, jogos on-line, etc. E os resultados podem ser bastante variados.

O mais importante aqui é ter controle. Ações de captação que funcionam muito bem para algumas empresas pode ser um desastre para outras. É melhor trabalhar com múltiplos fornecedores e testar vários mecanismos para captação, medir os resultados e comparar o ROI de cada operação. Isto irá mostrar os canais que deram os melhores resultados para os negócios.

Para isso, uma plataforma de email marketing avançada será um grande aliado. Atualmente, a maioria delas permitem acompanhar os resultados das aberturas, cliques e até mesmo de vendas. Assim é possível identificar rapidamente os canais rentáveis e ​​se concentrar neles.

Tenha em mente que a capacidade de entregar os e-mails em caixas de entrada e fugir do spam, também depende da qualidade e reatividade dobanco de dados. Além de uma perda de investimento, os bancos de dados captados com má qualidade podem prejudicar seriamente a reputação das empresas e até mesmo chegar a um nível de ter os envios bloqueados pelos provedores.

Último conselho

A qualidade de um banco de dados pode variar ao longo do tempo. Deve-se manter uma limpeza continua e certificar-se que não está exagerando na quantidade de envios. O controle da pressão de marketing é fundamental para manter a qualidade de um banco de dados. É altamente recomendável que se crie segmentos de acordo com a reatividade de cada assinante e adapte o ritmo dos envios com base nisso. Seria uma pena perder em poucas semanas todos os esforços de captação, porque as campanhas e a frequencia não foram adequadas para o público alvo.