Sem esse cálculo, alguns lojistas ficam de olho apenas no faturamento e não percebem o quanto de investimento está sendo necessário para atingir esses números.
Desta forma, com o ROI, é possível saber na prática se a campanha está performando bem ou precisa de modificações de estratégia?
O que é ROI?
ROI, na verdade, é uma abreviação de um termo em inglês: return on investment. Ou seja, retorno sobre investimento.
Com esse cálculo, o e-commerce consegue mensurar sua performance em diferentes canais de vendas. Contudo, é importante manter esses dados atualizados devido às mudanças de comportamento de mercado.
Com os resultados do ROI, você conseguirá saber o que deve ser mantido, o que deve ser retirado de suas estratégias e o que pode ser otimizado.
De fato, o ROI é apenas uma métrica a ser medida e não absoluta. Porém, é uma métrica que já consegue dizer muito sobre uma campanha.
Como calcular o ROI?
O cálculo do ROI pode ser feito de diversas maneiras. Porém, a fórmula básica que usamos para mensurar campanhas no e-commerce é: pegar o valor de faturamento da campanha, retirar o valor de investimento e por fim, dividir pelo valor de investimento.
Ao final, você também pode multiplicar por 100 para ter um valor percentual.
Vamos a um exemplo?
Uma loja de itens de beleza teve o ganho de R$100.000,00 em uma campanha onde o investimento inicial foi de R$10.000,00.
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9
Neste exemplo, o resultado do ROI foi 9. Isso significa que o retorno sobre o investimento foi 9x maior. E como saber se esse valor é bom ou ruim para sua loja virtual?
Qual o valor ideal de ROI?
De fato, não existe um número cravado de ROI para separar os resultados bons e ruins, pois cada negócio é único.
Entretanto, o número dos sonhos é ter um ROI 10 ou acima dele. Assim, a loja virtual teria lucrado 10x ou mais o que investiu inicialmente.
Por outro lado, esse é um número bastante complexo de ser atingido. Lojas de segmentos muito específicos, por exemplo, tendem a investir mais para atingir seu comprador ideal.
Logo, é normal que nem todas as lojas consigam faturar 10x mais do que investem.
Por outro lado, existem alguns números para ligar o sinal de alerta. ROI igual ou menos que 5 podem ser otimizados para passarem a lucrar mais. Agora, abaixo de 3 já é bastante preocupante.
Com certeza isso vai da realidade de cada loja. Porém, o importante é trabalhar sempre para aumentar esse valor!
Como aumentar o ROI
- Acompanhe o resultado de suas campanhas diariamente;
- Inicie do zero campanhas que não deram resultado;
- Verifique a navegabilidade de sua loja;
- Confira o checkout de sua loja virtual;
- Tenha um processo automatizado para carrinho abandonado;
- Foque em criar conteúdos criativos e que prendam a atenção;
- Invista em novidades;
- Faça promoções com planejamento antecipado, caso sua margem de lucro permita.