Como aumentar as chances de o consumidor fechar a compra no momento mais crítico do processo.
Além de toda a experiência durante a jornada de compra, o checkout tende a ser um momento tão crítico que fala-se até em uma “síndrome do carrinho abandonado” o que, para quem vende online, não é um bom indicador.
Quando falamos em conversão, geralmente o foco se concentra muito no perfil de atração, como as páginas de produtos, links patrocinados e outros canais de entrada e isso, muitas vezes, em detrimento de um dos detalhes mais importantes do processo: a experiência do consumidor na concretização do negócio.
Uma falha mínima na etapa do checkout significa que não importa o tempo que a pessoa tenha passado enchendo o carrinho, ela vai abandoná-lo e a venda será perdida, o que demandará mais esforços e investimentos para tentar recuperar essa conversão.
Veja como não falhar no checkout e vender muito no Dia das Mães.
O Dia das Mães é a segunda data mais expressiva para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. A essas alturas, o seu planejamento para aproveitar as vantagens dessa sazonalidade já deve estar pronto, mas neste artigo falarei sobre algumas estratégias para ter no radar e aumentar as chances de conversão no momento do checkout.
Expectativas aumentam para o Dia das Mães 2022 no e-commerce
Segundo estudo da Behup para a Globo, 71% dos entrevistados pretendem celebrar essa data, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Além disso, 76% das pessoas afirmam que pretendem presentear suas mães este ano.
Conforme o estudo, nessa data, além das mães (73%), as pessoas costumam presentear esposas/namoradas (19%) e sogras (17%). E mais da metade (53%) deixa para comprar seus presentes de última hora, entre a semana que antecede o Dia das Mães e no próprio dia.
O ticket médio das compras para o Dia das Mães em 2021 foi de R$477, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Para 2022, 54% das pessoas querem manter o valor que gastaram ano passado e 28% desejam presentear algo de valor acima do ano anterior.
Em relação aos locais de compra, os marketplaces são a preferência de 29% dos consumidores para canais online, seguidos pelas lojas virtuais de marcas únicas, com 14% da preferência dos consumidores.
Para o e-commerce, o faturamento do Dia das Mães em 2021 foi de R$7 bilhões, segundo dados da Neotrust, número que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Estratégias para converter mais no checkout para o Dia das Mães
Conforme levantamento da Enext, a taxa média de abandono do carrinho de compras no Brasil é de 61%. Por isso, além da necessidade de disponibilizar uma ampla gama de opções de pagamento, como Pix, boleto e cartões de crédito de diversas bandeiras, dando flexibilidade ao consumidor, ter um processo de checkout transparente, e lançar mão de algumas estratégias nesse momento crítico, pode ajudar no sucesso da venda.
Separamos aqui três pontos críticos para ficar de olho no seu site.
1. Diversidade de meios de pagamento
Com a digitalização dos meios de pagamento, cada vez mais possibilidades surgem no horizonte e é preciso atentar-se a elas e disponibilizar uma gama variada de opções para que o consumidor tenha alternativas e escolha o método de pagamento que faz mais sentido naquele momento, para o produto e o valor a ser gasto.
Segundo o Global Payments Report 2021, o cartão de crédito foi o pagamento mais utilizado em compras online, com 43% de representatividade no e-commerce. Mas é preciso atentar-se também para todas as outras possibilidades relacionadas aos meios de pagamento.
Conforme dados do Banco Central, 1% do PIB brasileiro ainda é destinado a processos envolvidos no uso de dinheiro para efetuar compras e pagamentos, volume significativo. Já na onda da digitalização, atualmente existem mais de 409 milhões de chaves Pix cadastradas e já são efetuadas mais de um bilhão de transações através desse método todos os meses.
Por isso, uma boa estratégia para garantir mais vendas em datas sazonais como o Dia das Mães é oferecer descontos para pagamento via Pix, pagamentos à vista ou através de boletos, uma ação que muitos e-commerces já colocaram em prática.
2. Valor do frete
Sabemos que o valor do frete é um tema polêmico para os e-commerces, pois certamente existem taxas e custos para o envio. Mas, segundo dados do BigCommerce, 61% das desistências no checkout se dão devido a custos de envio e taxas. Além disso, 24% das pessoas desistem porque não conseguem visualizar ou calcular o custo total da compra.
Uma opção pode ser avaliar suas opções para oferecer frete grátis, ainda que dependente de um valor mínimo de compra para que o consumidor garanta essa condição. E outra alternativa para aumentar a transparência do processo é informar, o quanto antes, o valor do frete.
Por exemplo, se um cliente já está logado no seu e-commerce e já possui endereços cadastrados para entrega, vale informar, na página de pedido, qual seria o valor do frete para o endereço cadastrado e o tempo estimado de entrega, o que ajuda o cliente a visualizar o valor total do pedido e o prazo para recebê-lo.
3. Checkout transparente e processo amigável
Ainda conforme dados do BigCommerce, 27% dos consumidores desistem da compra porque o processo de checkout é muito longo ou complicado, enquanto 22% desistiram porque o site apresentou algum tipo de erro ou instabilidade, e 18% não sentiram confiança para informar dados de pagamento.
O checkout transparente, geralmente, é a solução para esses tipos de problemas, já que apresenta ao consumidor o passo a passo da compra, com todas as informações de pagamento e valores sem que haja necessidade de migrar para outro ambiente fora do e-commerce onde se está comprando.
Em relação à confiabilidade, é preciso garantir um ambiente seguro e ferramentas para proteger os dados de pagamento do consumidor, uma vez que, infelizmente, os crimes financeiros também passam por aumento em ambientes de pagamento digital. Conforme dados da PwC, em 2020, houve um aumento de 69% nas tentativas de compras fraudulentas.
Nesse processo de pagamento, vale solicitar apenas as informações que são essenciais para a conclusão segura da transação. Dados para pesquisas e outras informações devem ser coletados em outros momentos posteriores para não gerar insegurança no consumidor.
Dica extra: descontos são sempre bem-vindos!
Para além de estratégias mais técnicas no seu ambiente de checkout, vale estudar seu planejamento de vendas e avaliar programas de descontos, seja através de cupons, programas de cashback, políticas de frete grátis, parcelamento sem juros e outras formas que facilitam a jornada do consumidor motivado por preços.
Conforme estudo do Instituto Qualibest sobre comportamento do consumidor, para 66% dos consumidores, ter descontos nos preços é a principal vantagem de fazer compras online. Outros 36% acreditam que programas de fidelidade e cashback são os benefícios mais atrativos.
O potencial dessas ações é tanto que, de acordo com levantamento da Cuponomia, os cupons de desconto e programas de cashback movimentaram, em 2020, mais de R$7 bilhões no e-commerce.
Agora é só colocar em prática suas melhores estratégias e boas vendas!
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