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Campanhas de frete estratégicas para o aumento da rentabilidade de seu negócio

Finalizando a sequência à série de textos de como aprimorar a gestão do frete em marketplaces, iremos abordar a importância de campanhas de fretes bem planejadas para o aumento da rentabilidade do negócio.

Para estabelecer uma campanha de frete eficaz, é necessário estar a par de todos os indicadores presentes no contexto operacional do e-commerce. E a partir disto, diversas análises devem ser feitas para definir a melhor política de frete a ser praticada.

Oferecer entrega gratuita para alguns estados ou regiões, sem considerar as especificidades de cada produto, por exemplo, não é a estratégia mais adequada para e-commerces que possuem um grande mix de produtos, e para tal, campanhas mais eficazes são feitas a partir do SKU (Stock Keeping Unit, que em português significa Unidade de Manutenção de Estoque e é usado como identificador único de um produto). Isso significa considerar que cada tipo de produto tem um markup diferente e, por ter tamanhos e pesos diferentes, tem um custo de frete específico.

Um exemplo: um smartphone de uma marca X tem uma margem de 40%. Calcula-se o custo de frete para entregá-lo na localidade onde o comprador está e, a partir da ponderação entre a taxa de lucro, o custo de entrega e a política de frete da empresa (suponha que se o frete custar até 15% do preço do produto, a loja virtual pode oferecer frete grátis), a plataforma define o valor da entrega.

A campanha inteligente também pode levar em conta, por exemplo, a disposição de um tipo de produto em estoque e a quantidade de buscas por ele em uma determinada região. Suponha que dos interessados de Londrina (PR) em comprar um tablet, somente 20% concretizam a compra.

Observa-se aí, a necessidade de melhorar as condições de frete a fim de aumentar a conversão – situação que poderia ser viabilizada por meio de uma campanha de redução do valor do frete ou mesmo a gratuidade do serviço.

Outra função que pode ser oferecida aos lojistas de um marketplace são os relatórios referentes ao abandono de carrinho por conta do frete. Uma plataforma de gestão de fretes tem dispositivos para apresentar dados que podem basear reflexões analíticas sobre as causas da desistência de compra.

Como por exemplo, dados quantitativos de quantos potenciais compradores (percentualmente) desistiram da compra por conta do prazo de entrega e quantos clientes abandonaram o carrinho por conta do preço de frete. O filtro pode ser feito por Estado, por cidade, por região ou por produto.

Com o avanço na organização dos processos logísticos é possível oferecer aos lojistas do marketplace a criação de campanhas inteligentes, que calcularão automaticamente o valor da entrega e a possibilidade de oferecer frete grátis ou subsídios sem ter prejuízos, assim como relatórios sobre as causas de abandono de carrinho.

Um erro comum do e-commerce brasileiro atual é que os gestores das lojas virtuais não analisam com precisão os resultados de suas campanhas comerciais. Oferecer esse serviço de informação aos parceiros e mostrar a importância de fazer uma avaliação analítica das políticas de fretes, ajudará as lojas que fornecem ao marketplace a aumentarem a margem de lucro.

Esperamos que o conteúdo desta sequência de posts tenha contribuído para uma maior compreensão sobre como fazer uma boa gestão de frete em marketplaces, com as peculiaridades que esse tipo de comércio eletrônico possui.

O objetivo foi mostrar como a tecnologia pode facilitar todos os processos de gestão de frete, desde a unificação das tabelas dos parceiros lojistas, passando pela criação de políticas de frete e campanhas inteligentes, até o monitoramento dos relatórios de entrega dos produtos, visando aumentar as vendas e ter um maior controle sobre as margens de lucro.