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BOPIS: saiba por que essa tendência é importante para o seu e-commerce

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Para você que já atua no e-commerce, o Buy Online, Pick Up In Store (BOPIS) – ou compre online e retire na loja, em bom português – não deve ser nenhuma novidade, mas o que talvez você não saiba é que o potencial dessa modalidade vem se expandindo e é uma das principais tendências do e-commerce para 2023, já que envolve outro tema que, definitivamente, direciona o futuro das vendas online: a conveniência para o consumidor.

67% dos consumidores BOPIS acabam adicionando mais itens aos carrinhos do que em outras modalidades de compra online.

Segundo infográfico da Invesp, 10% de todas as vendas até 2025 devem ser entregues por meio de retirada em pontos físicos, isto é, os lockers ou pick up points do modelo BOPIS. Além disso, um estudo da ICSC aponta que 67% dos compradores que adquirem produtos através do modelo BOPIS acabam adicionando mais itens aos seus carrinhos de compra em relação a outras modalidades, como a entrega em domicílio.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o potencial do modelo e os motivos pelos quais você deve mantê-lo no seu radar com uma forte tendência para implementar ainda este ano. Acompanhe!

Por que os consumidores preferem o BOPIS?

A experiência do consumidor e os caminhos e tecnologias capazes de facilitar e simplificar sua jornada de compra são assuntos em alta, principalmente quando chegam para justificar alguma inovação no comércio eletrônico. Assim também é nesse caso, pois, considerando que os consumidores estão diversificando cada vez mais os dispositivos através dos quais fazem suas compras, incluindo assistentes de voz e virtuais, a comodidade e a conveniência do consumidor são carros-chefe do modelo para o e-commerce.

E a expectativa é de que, financeiramente, o BOPIS também se torne cada vez mais vantajoso. De acordo com relatório da Research and Markets, o mercado global de BOPIS deve atingir um faturamento de mais de US$ 700 bilhões até 2027.

De acordo com a Invesp, 75% dos consumidores que utilizaram o modelo BOPIS afirmam que provavelmente fariam uma compra adicional, e 49% dos compradores que utilizaram o modelo afirmam que fizeram compras adicionais e não intencionais ao retirar seus itens na loja. O estudo aponta, ainda, que 50% dos consumidores decidiram em quais lojas online comprar com base na possibilidade ou não de retirar o produto em um ponto físico.

Segundo dados da Shopify, 59% dos consumidores demonstram interesse em opções de compra no modelo BOPIS, e 64% dizem que desde a pandemia estão optando pela retirada de compras em pontos físicos com mais frequência do que faziam antes do acontecimento, em 2020.

Em outra perspectiva, segundo a Digital Commerce 360, 50% dos consumidores afirmam que preferem o modelo BOPIS pela conveniência de poder comprar online e retirar o produto na loja, outros 47% alegam que o motivo é evitar entrar na loja em busca de um produto específico, e 46% apontam que o maior benefício do modelo é o melhor gerenciamento de tempo para o consumidor.

Já no relatório da Invesp, o principal motivo para o BOPIS ser preferido dos consumidores é poder ver os produtos antes de levar para casa (77%), seguido por economia nos custos de envio do produto (65%), conveniência (29%) e facilidade na devolução instantânea do produto caso seja necessário (23%).

Razões comerciais e desafios do BOPIS para o e-commerce

O estudo da Invesp também avaliou a percepção dos varejistas online sobre o modelo e constatou que 38% enxergam o BOPIS como fundamental para aumentar o fluxo de compradores em suas lojas.

Em relação às razões comerciais para oferecer a opção de compra online com retirada em ponto físico, os varejistas listaram as seguintes: atrair compradores que efetuam compras adicionais (37%), acompanhar as estratégias da concorrência (31%), atender às preferências de compradores millennials (15%) e ganhar vantagem competitiva contra a Amazon (12%), um dos maiores marketplaces dos EUA.

Sobre os desafios do varejista de e-commerce para gerenciar o modelo, a pesquisa listou, segundo os entrevistados, as seguintes respostas: dificuldades logísticas e de acompanhamento de estoque (45%), desafios com a gestão e treinamento da equipe (22%) e segurança da informação do cliente (16%).

Reforçando os desafios do varejista do e-commerce, pesquisa da RIS News aponta que 73% dos varejistas entendem que conseguir a equipe necessária para atuar no modelo BOPIS é o maior desafio. 43% concordam que ter precisão sobre o estoque é uma dificuldade do modelo, outros 39% apontam o treinamento do time como um obstáculo, 27% acreditam que conscientizar o cliente sobre o modelo é o verdadeiro desafio e outros 18% se sentem desafiados por limitações tecnológicas ou falta de recursos tecnológicos para implementar o modelo.

O BOPIS desponta como mais do que um modelo, mas um verdadeiro investimento do e-commerce no rompimento da já tão tênue barreira entre o físico e o digital, cuja missão é proporcionar uma experiência cada vez mais próxima da perfeição ao consumidor. Mundos físico e online se confundem e se fundem a cada dia, e o que determinará as próximas tendências do varejo certamente serão a conveniência e a tecnologia, e tudo o que estiver entre elas.