Logo E-Commerce Brasil

Backlog inovador: saiba como abastecer e priorizar iniciativas em busca de melhorias no seu e-commerce

Por: Moisés Falcão

Atualmente, é responsável pelas áreas de Inovação Estruturada, Tecnologia e Experiência do Usuário no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e modelos de negócios digitais.

Uma estratégia para a evolução sustentável da sua loja virtual é manter um backlog inovador. Uma lista organizada de ideias, melhorias e novos recursos que irão otimizar a experiência do usuário e, por consequência, a quantidade de pedidos realizados no seu e-commerce.

Compreendendo a importância do backlog inovador

O backlog é muito mais do que uma simples lista de tarefas. Ele representa um reservatório de ideias que impulsionam a inovação e a evolução contínua de uma loja virtual.

Ao manter um backlog inovador, uma empresa pode adaptar-se rapidamente às mudanças demandadas pelo mercado, seja por causa de tecnologias emergentes ou para atender às expectativas dos usuários consumidores.

Abastecer um backlog inovador é importante. Essa prática permite que as lojas virtuais permaneçam aderentes aos desejos dos clientes, oferecendo produtos e serviços que resolvam problemas do dia a dia, implementando melhorias e introduzindo recursos que surpreendam positivamente essas pessoas.

A colaboração é chave para a construção de um backlog inovador

A primeira etapa para manter um backlog inovador é garantir que ideias sejam capturadas de diversas fontes. Isso inclui feedback dos clientes, insights da equipe de atendimento ao cliente, análises de concorrentes, tendências de mercado e também sugestões internas.

Pensar em maneiras que facilitem a coleta de feedback do cliente é essencial. Pesquisas regulares, análise de avaliações de produtos e interação ativa em mídias sociais são maneiras eficazes de entender as necessidades e os desejos das pessoas.

Um ponto de atenção é que, mesmo com o backlog sendo construído de maneira colaborativa, é preciso ter alguém responsável, um guardião dessa lista de próximos passos que deverá priorizar o que deve ser desenvolvido na direção certa, alinhada com a estratégia e os valores da empresa.

Pode ser uma pessoa experiente no mercado ou alguém que já faz parte da empresa, que possua domínio do modelo de negócio do e-commerce, mas que tenha a mente aberta para abraçar novas idéias, criar experimentos e fazer análise de maneira imparcial.

Priorizando a partir de dados

Para priorizar algo novo a ser desenvolvido, é preciso considerar que seja tecnicamente viável, financeiramente sustentável e que traga diferenciais significativos para a experiência do usuário.

Além disso, os próximos passos que estão mapeados nesse backlog devem trazer confiança às partes interessadas. É melhor que sejam pequenos passos, mas que sejam dados de forma segura, pois isso trará cada vez mais patrocínio para a sustentação do backlog.

Ao estabelecer prioridades, é importante também levar em conta as mudanças no mercado e na tecnologia. O que é relevante hoje pode não ser daqui a alguns meses. Portanto, é fundamental revisar e refinar o backlog de maneira contínua e em curtos ciclos de tempo.

Estabelecendo metas

Divida o backlog em metas de sustentação e metas de inovação. As metas de sustentação podem incluir correções de bugs, melhorias incrementais e atualizações regulares, enquanto as metas de inovação podem abranger grandes atualizações de funcionalidade, expansões de mercado, implementações de tecnologias emergentes ou até novas unidades de negócios, como se fossem startups internas.

Ao estabelecer essas metas, é possível manter o desenvolvimento equilibrado, garantindo que a loja virtual esteja constantemente evoluindo, ao mesmo tempo que atende às necessidades imediatas dos clientes.

Colaboração entre equipes

Manter um backlog inovador não é tarefa exclusiva de uma pessoa ou equipe. Incentive a colaboração entre departamentos de tecnologia, marketing, atendimento ao cliente e até mesmo fornecedores externos. A diversidade de perspectivas vai enriquecer o backlog com ideias únicas e soluções criativas.

Se você for o responsável, o guardião desse backlog, precisará estar confiante e de mente tranquila em saber que, provavelmente, a maior parte das boas ideias não virá da sua cabeça. Essa é a principal virada de chave. Deixar a vaidade de lado e pensar em inovação como uma estrutura no seu negócio em vez de valorizar estrelismos.

Testando e aprendendo

A inovação muitas vezes vem acompanhada de incertezas. Adotar uma mentalidade de teste e aprendizado é um passo importante. Implemente pequenas atualizações e novos recursos de forma iterativa, coletando dados e feedback ao longo do caminho.

A análise desses dados extraídos dos pequenos testes permite entender o impacto real das inovações e ajustar o backlog com base em resultados tangíveis. Essa abordagem orientada por dados é fundamental para manter a eficácia do backlog ao longo do tempo.

Tempo é dinheiro, mas precisamos investir tempo em coisas importantes

A percepção de valor em seguir um backlog inovador não será imediata. É comum as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento dessas ações e os patrocinadores desse backlog ficarem frustrados no início.

Compreender esse aspecto é o que fará a diferença. Manter a fé no processo, mesmo quando os resultados não atendem às expectativas. Falar sobre isso pode ser amargo, visto que tendemos a buscar boas notícias sempre que investimos em algo.

Estruturar um processo de inovação é como aportar em investimentos. É como plantar sementes para o futuro. Embora os resultados possam não ser imediatos, a longo prazo colheremos os frutos do nosso esforço, buscando a sustentabilidade e o sucesso do negócio.