Que o consumidor evoluiu com a internet e os canais de comunicação, já não é mais novidade. Porém, é preciso entender se o atendimento humanizado nos dias de hoje é uma tendência ou já é a realidade de muitas empresas.
Vamos discutir um pouco sobre o que é o conceito de atendimento humanizado, além de pensar na sua importância e as tendências que estão no radar de algumas companhias.
Mas afinal, o que é atendimento ao cliente humanizado?
O famoso atendimento humanizado diz respeito ao tratamento que será dado ao consumidor. Ou seja, ao invés de apostar em um atendimento mais mecânico ou engessado, trabalhar diálogos com seus clientes que sejam atenciosos e acolhedores.
É comum em diversas empresas vermos uma comunicação tradicional. Em sua maioria, empresas seguem um roteiro rígido na hora de se relacionar com seus clientes, mas nem sempre funciona como o esperado.
Entender o problema do seu cliente vai muito além de se comunicar de x ou y maneira. Trata-se de pensar em como criar uma relação, ter a confiança e sua fidelidade. A humanização no atendimento cria uma relação de valor e passa a percepção de que sua marca é parceira e não apenas mais uma empresa no mercado.
Qual a importância do atendimento humanizado?
Não dá pra negar a importância da humanização no atendimento ao cliente. Afinal, em um cenário onde todos estão conectados o tempo todo a internet e a relação pessoal está cada vez menor, as empresas que oferecem um tratamento mais acolhedor e próximo, como esse, ganham destaque em relação à concorrência.
Então crie uma experiência completa para seus clientes e utilize essa estratégia como um diferencial para a sua empresa.
4 tendências e realidades no atendimento ao cliente
Vamos ver agora algumas tendências que tem movimento o mercado quando o assunto é atendimento ao cliente.
1 – Tecnologia para apoiar os processos de vendas
Enquanto as expectativas dos clientes estão aumentando, os orçamentos têm ficado cada vez mais enxutos e a tecnologia tem sido a solução para esta questão.
Segundo um levantamento realizado pela Track.co, foi apontado que 70,6% das companhias consultadas pretendem implementar o setor de CX em seus negócios, ou ao menos devem contratar uma ferramenta para isso ainda em 2021.
A tecnologia no atendimento ao cliente já é uma realidade para muitas empresas. Entretanto, saber como fazer a implementação de uma estratégia que coloque a experiência do cliente em primeiro plano é o grande desafio.
Portanto, estruture uma estratégia que seja assertiva na hora de incluir a tecnologia no seu atendimento ao cliente.
2 – Maiores expectativas sobre as empresas
Com a evolução do consumidor, os novos clientes passaram a não ter limites quando o assunto é expectativa e se tornaram muito mais exigentes.
Todos desejam suporte e atendimento rápidos e a todo tempo, e em um mundo com centenas de opções e soluções no mercado, as empresas precisam entregar o que os clientes desejam — pois, caso contrário, perderão para a concorrência.
3 – Equilíbrio entre bots e humanos
Apesar de alguns usuários terem preferência pelos chatbots, um levantamento realizado pela QMinder cita a necessidade de equilíbrio entre o atendimento ao cliente por meio de robôs e humanos.
Esta atenção deve ser dada principalmente pensando nas pessoas que não estão tão familiarizadas com a navegação online. É preciso entender que a independência digital não é uma realidade para todos.
4 – Conexão emocional
Essa tendência sempre esteve em vigência, entretanto, o público se tornou mais exigente com o posicionamento emocional das marcas, exigindo conteúdos cada vez mais éticos e politizados.
A cultura por trás das empresas deve impactar diretamente a experiência dos usuários, que querem marcas e serviços de acordo com seus valores pessoais — e ter um atendimento humanizado pode ajudar muito na criação deste vínculo.