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Como usar uma assistente virtual para aumentar as vendas no Dia das Mães

por Marco Tulio Barbosa Quinta-feira, 31 de março de 2022   Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe como a inteligência artificial e o atendimento podem impactar as vendas no Dia das Mães?

Com uma plataforma de atendimento com inteligência artificial, você pode aumentar suas vendas através de uma boa experiência em atendimento. Além disso, existe a possibilidade de criar uma assistente virtual para apoiar as compras de Dia das Mães.

Se você ainda não entendeu qual a relação entre esses três pontos, continue a leitura que eu explico melhor.

Inteligência artificial no atendimento

Chatbots que utilizam a inteligência artificial no atendimento oferecem a melhor experiência, pois permitem maior agilidade e também humanizam a conversa.

A inteligência artificial permite que os chatbots conversem de forma mais próxima ao padrão dos usuários. Esse processo acontece pois os chatbots com IA usam machine learning para aprender com os usuários, tornando a comunicação mais assertiva.

Com isso, o usuário consegue um atendimento mais ágil e imediato e, caso tenha alguma dúvida mais complexa, é possível a transferência para um atendente humano sem quebrar a experiência ou criar atritos na jornada.

Outro benefício é a possibilidade de criar respostas automáticas e botões de ação, por exemplo:

  • Com a integração com outros sistemas, o cliente pode consultar status do pedido direto no chat de atendimento ou WhatsApp;
  • Solicitar a segunda via de boleto ou QRCode para pagamento;
  • Efetuar trocas e devoluções.

Todos esses usos permitem que sua empresa ofereça a melhor experiência em atendimento, o que impacta na satisfação e na fidelização do cliente. Além disso, um cliente satisfeito indica sua marca para sua rede de conhecidos, o que aumenta as vendas indiretamente.

Assistente virtual para ajudar nas vendas

Outro uso da inteligência artificial no atendimento é a criação das assistentes virtuais. Um bom exemplo é a Magalu. Com o apoio da IA, seu e-commerce tem a possibilidade de humanizar cada vez mais o atendimento com a criação das assistentes virtuais.

Com uma assistente virtual, você pode criar vários fluxos de contato, apoiando os clientes a efetuarem sua compra.

Vamos criar a jornada de um cliente para explicar melhor como a assistente virtual pode ajudar a alavancar as vendas no Dia das Mães.

1. Busca pelo produto

Quando o cliente está buscando por algum produto, você pode criar gatilhos que façam aparecer a janela de chat da sua assistente virtual.

Assim, quando, por exemplo, ele sinalizar que vai fechar a janela, ou ficar muito tempo usando a ferramenta de busca no seu site, a janela do chat abre ativamente, oferecendo ajuda na escolha do presente.

2. Encontrando o produto ideal

Com ajuda da IA, você pode criar filtros de perguntas que vão direcionar o cliente ao produto ideal.

Um bom exemplo é o estilo da mãe e a idade. Com essas informações, a assistente virtual pode oferecer um catálogo de produtos personalizados para aquele estilo de resposta.

3. Finalizando a compra

Se o cliente colocar um produto no carrinho e demorar a finalizar a compra, ou alguma ação parecida, mais uma vez a assistente virtual pode entrar em ação para levar à conversão de venda.

Pode oferecer ajuda, link para pagamento rápido, opções de pagamento e diversas outras possibilidades.

Como criar a sua assistente virtual

Gostou das possibilidades que a assistente virtual dá ao seu e-commerce? Para criar a sua, você precisa primeiro definir algumas questões, como:

  • Qual será o objetivo da assistente?
  • Como meu público conversa com minha marca? Que tom de voz ela deverá usar?
  • Qual será o meu avatar da assistente? Homem ou mulher?

Para responder a essas questões, você pode fazer pesquisas internas com colaboradores e também com clientes. Além disso, vale analisar os concorrentes e verificar como eles abordam essa questão.

Feita essa análise inicial, agora você deverá escolher uma ferramenta de comunicação, o chatbot, para a criação da assistente. Nesse momento, você deve ter cuidado e escolher um chatbot com inteligência artificial para, assim, oferecer a melhor experiência ao cliente.

Contratada a solução e definidos objetivo e estratégia, é hora da ação. A assistente virtual oferece diversas possibilidades de uso. Seja no site, no WhatsApp e nas redes sociais. Tenho certeza de que irá ajudar as vendas na sua empresa, principalmente em épocas comemorativas, como o Dia das Mães. Se você ainda não investe nessa tecnologia, busque saber mais sobre o assunto e os benefícios para o seu negócio.

Leia também: 2022 é o ano em que você fará contato com assistentes virtuais

 

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