Logo E-Commerce Brasil

25 Dados Sobre O Botão +1 Do Google

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Alguns dados interessantes sobre o botão +1 do Google para quem ainda tem dúvidas sobre o seu funcionamento.

1. O botão +1 vai influenciar os rankings de busca. Aqui está a citação exata de David Byttow, do Google, de quando o recurso foi anunciado pela primeira vez: “Nós também vamos começar a olhar para o +1 como mais um entre muitos sinais que usamos para determinar a relevância e o rankeamento, incluindo sinais sociais de outros serviços. Com o +1, assim como com qualquer outro sinal de rankeamento, nós vamos começar com cuidado e vamos aprender como esses sinais afetam a qualidade da busca com o tempo”.

2. Quando um usuário faz uma busca enquanto logado, seus resultados podem vir com anotações com os nomes de suas conexões que já deram +1 para aquela página. Quando nenhuma das conexões do usuário já tiver dado +1 para uma página, o resultado pode mostrar o número total de +1s que a página já recebeu.

3. O Google diz que produtores de conteúdo devem ver “mais tráfego e tráfego de maior qualidade vindo do Google” conforme potenciais visitantes vejam recomendações de amigos e contatos abaixo dos seus resultados de busca.

4. O Google chama o botão +1 de “diminutivo de ‘isso é bem legal’ ou ‘você deve ver isso’”.

5. Uma vez que o usuário clique no botão, um link para o conteúdo aparece sob a aba +1 no seu perfil do Google+.

6. O Google sugere clicar no botão quando você “gosta, concorda ou quer recomendar” algo para os outros.

7. +1s são públicos por padrão. O Google pode mostrá-los ao lado dos nomes de usuários logados que têm uma conexão social. Entretanto, os usuários podem desligar essa funcionalidade.

8. Há diferentes tamanhos e estilos de botão que você pode usar no seu site.

9. O botão é ainda mais customizável se você quiser ser mais técnico. A documentação da API pode ser encontrada aqui: http://code.google.com/apis/+1button/

10. Quando um usuário clica no botão +1 ele se aplica ao endereço da página na qual eles estão.

11. Ainda assim, múltiplos botões podem ser colocados numa única página para marcar várias URLs diferentes.

12. Enquanto o Google sugere que você instale o botão onde você acha que ele será mais efetivo em termos de posicionamento, eles também recomendam que seja acima da dobra, perto do título da página e próximo aos links de compartilhamento. O Google também diz que pode ser efetivo no fim de um artigo.

13. Posicionar a tag <script> no fim de um documento, pouco antes do fim da tag body, segundo o Google, faz a velocidade de carregamento da página ser maior (o que é outro fator para o rankeamento).

14. O +1 não funciona em URLs privadas, de acordo com o Google.

15. Você tem que estar logado em uma conta do Google para o botão funcionar.

16. Enquanto todo mundo pode ver anotações agregadas, usuários logados podem também ver anotações personalizadas de pessoas das suas listas do Gmail/Google Talk, grupos de contatos do Google Contacts e pessoas que elas seguem no Google Reader.

17. O Google recomenda essas estratégias de canonicalização para garantir que os +1s “se apliquem tão frequentemente quanto possível para páginas que aparecem nos resultados do Google”: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=139066

18. O botão tem suporte para 44 línguas.

19. O botão será visto no Android Market, blogs do Blogger, busca de produtos e YouTube, além de qualquer outro site que o adicione.

20. O botão +1 estará disponível em páginas do YouTube sob a parte de “compartilhamento”. Considere quão valioso o YouTube já é para o SEO e então considere as implicações na busca do botão +1.

21. Se você está logado na sua conta do Google, você verá anotações +1 dos seus contatos nos resultados do YouTube.

22. O botão +1 vai aparecer próximo ao título em propagandas de busca. Anotações personalizadas vão aparecer sob o endereço de exibição.

23. O Google pode ler ou re-ler páginas com o botão e guardar o título da página e outros conteúdos em resposta a uma impressão do +1 ou um clique nele.

24. O botão não está disponível em resultados de busca móvel ainda, apesar de usuários ainda poderem ver o botão em suas páginas.

25. De acordo com o Search Engine Land, apesar de poder ainda demorar, O Google vai lançar um recurso de Analytics para o botão, mostrando informações geográficas, demográficas, de conteúdo e de impacto na busca. Aparentemente o Google está trabalhando com parceiros para garantir que os relatórios são precisos antes de oferecer em larga escala.

Link original