Então, já se passaram 100 dias do ano de 2023, mas você ainda tem muitos dias para fazer a diferença no seu e-commerce.
A indústria global de comércio eletrônico está mudando rapidamente. As empresas online devem acompanhar as últimas tendências de comércio eletrônico e a demanda do consumidor em constante mudança para se manterem relevantes e competitivas.
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As empresas de e-commerce que desejam prevalecer apesar dos ventos macroeconômicos desafiadores devem ficar no topo das tendências emergentes.
O comércio eletrônico está evoluindo rapidamente, o que pode dificultar saber em quais ideias e tendências investir seu precioso tempo. A boa notícia é que fizemos o trabalho de base para você!
Analise seu desempenho do ano anterior: Analise os resultados do seu e-commerce em 2022 para entender o que funcionou e o que precisa ser melhorado. Identifique seus pontos fortes e fracos para criar uma estratégia mais eficiente.
Reforce sua presença nas redes sociais: As redes sociais são uma ferramenta poderosa para o marketing digital. Use plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, entre outras, para aumentar sua presença online e divulgar seus produtos para um público mais amplo.
A eficiência criará lucro: Varejistas online devem ser mais eficientes. Aqueles que podem reduzir as despesas gerais e cortar custos poderão repassar essas economias aos clientes.
Content commerce: O content commerce é uma tendência muito interessante que merece ser mencionada aqui. Trata-se de gerar um volume significativo de texto valioso e conteúdo visual para impulsionar as vendas de comércio eletrônico.
Simplifique o comércio social com integrações: Os botões “Compre agora” e ferramentas de compras semelhantes em plataformas sociais foram uma adição simples e de combate ao atrito, que os consumidores rapidamente deixaram para trás.
Torne seu site uma potência de pesquisa orgânica: Search Engine Optimization (SEO) é a prática de tornar seu site o mais visível e útil possível para seus clientes-alvo. Para mecanismos de pesquisa sofisticados (ou seja, Google), a ideia geral é que melhor SEO = classificação mais alta nas pesquisas.
Embalagem personalizada: Como os varejistas procuram envolver os consumidores de todas as maneiras possíveis, a embalagem personalizada deve desempenhar um papel maior ao longo de 2023, além de garantir que a embalagem represente as marcas e destaque os produtos da multidão.
A IA ajuda a personalizar a experiência do usuário: As empresas de e-commerce podem fornecer uma experiência de compra mais rica com essa tecnologia. IA e aprendizado de máquina também desempenham papéis importantes na personalização.
91% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar de marcas que personalizam ofertas, e recomendações (Accenture).
E-mail marketing: As campanhas de e-mail com links para seu site são uma fonte de tráfego que não deve ser negligenciada.
Desbloqueando o comportamento do cliente “comprador ocasional”: Colocar as pessoas de volta no centro de suas jornadas de clientes digitais é um grande desafio para marcas e varejistas em 2023. Eles devem combinar objetivos de vendas imediatos com interações proativas que correspondam às aspirações de seus clientes. As estratégias vencedoras para humanizar as jornadas dos clientes e gerar receita incremental serão: prova social, compras ao vivo e marketing personalizado.
Big data: A coleta e a análise de grandes conjuntos de dados (big data) abrem inúmeras oportunidades para empresas de diversos setores. No comércio eletrônico, a análise de big data é o principal recurso para a criação de experiências personalizadas, cuja importância discutimos acima.
Lembre-se de que a indústria do e-commerce está mudando rapidamente, com novas lojas e novas ideias de negócios surgindo todos os dias.