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100 dias de 2023 já passaram! O que você ainda pode fazer pelo seu e-commerce?

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Então, já se passaram 100 dias do ano de 2023, mas você ainda tem muitos dias para fazer a diferença no seu e-commerce.

A indústria global de comércio eletrônico está mudando rapidamente. As empresas online devem acompanhar as últimas tendências de comércio eletrônico e a demanda do consumidor em constante mudança para se manterem relevantes e competitivas.

Já se passaram 100 dias do ano de 2023, mas você ainda tem muitos dias para fazer a diferença no seu e-commerce.

As empresas de e-commerce que desejam prevalecer apesar dos ventos macroeconômicos desafiadores devem ficar no topo das tendências emergentes.

O comércio eletrônico está evoluindo rapidamente, o que pode dificultar saber em quais ideias e tendências investir seu precioso tempo. A boa notícia é que fizemos o trabalho de base para você!

Analise seu desempenho do ano anterior: Analise os resultados do seu e-commerce em 2022 para entender o que funcionou e o que precisa ser melhorado. Identifique seus pontos fortes e fracos para criar uma estratégia mais eficiente.

Reforce sua presença nas redes sociais: As redes sociais são uma ferramenta poderosa para o marketing digital. Use plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, entre outras, para aumentar sua presença online e divulgar seus produtos para um público mais amplo.

A eficiência criará lucro: Varejistas online devem ser mais eficientes. Aqueles que podem reduzir as despesas gerais e cortar custos poderão repassar essas economias aos clientes.

Content commerce: O content commerce é uma tendência muito interessante que merece ser mencionada aqui. Trata-se de gerar um volume significativo de texto valioso e conteúdo visual para impulsionar as vendas de comércio eletrônico.

Simplifique o comércio social com integrações: Os botões “Compre agora” e ferramentas de compras semelhantes em plataformas sociais foram uma adição simples e de combate ao atrito, que os consumidores rapidamente deixaram para trás.

Torne seu site uma potência de pesquisa orgânica: Search Engine Optimization (SEO) é a prática de tornar seu site o mais visível e útil possível para seus clientes-alvo. Para mecanismos de pesquisa sofisticados (ou seja, Google), a ideia geral é que melhor SEO = classificação mais alta nas pesquisas.

Embalagem personalizada: Como os varejistas procuram envolver os consumidores de todas as maneiras possíveis, a embalagem personalizada deve desempenhar um papel maior ao longo de 2023, além de garantir que a embalagem represente as marcas e destaque os produtos da multidão.

A IA ajuda a personalizar a experiência do usuário: As empresas de e-commerce podem fornecer uma experiência de compra mais rica com essa tecnologia. IA e aprendizado de máquina também desempenham papéis importantes na personalização.

91% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar de marcas que personalizam ofertas, e recomendações (Accenture).

E-mail marketing: As campanhas de e-mail com links para seu site são uma fonte de tráfego que não deve ser negligenciada.

Desbloqueando o comportamento do cliente “comprador ocasional”: Colocar as pessoas de volta no centro de suas jornadas de clientes digitais é um grande desafio para marcas e varejistas em 2023. Eles devem combinar objetivos de vendas imediatos com interações proativas que correspondam às aspirações de seus clientes. As estratégias vencedoras para humanizar as jornadas dos clientes e gerar receita incremental serão: prova social, compras ao vivo e marketing personalizado.

Big data: A coleta e a análise de grandes conjuntos de dados (big data) abrem inúmeras oportunidades para empresas de diversos setores. No comércio eletrônico, a análise de big data é o principal recurso para a criação de experiências personalizadas, cuja importância discutimos acima.

Lembre-se de que a indústria do e-commerce está mudando rapidamente, com novas lojas e novas ideias de negócios surgindo todos os dias.