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Suas campanhas de e-mail estão preparadas para o mobile?

Desenvolver um conteúdo responsivo e multiplataforma se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas que apostam no e-mail marketing. Segundo pesquisa realizada recentemente pela eMarketer, a base de usuários de smartphones no Brasil apresentou um aumento de 40,2% no ano passado, chegando a mais de 30 milhões. Até o final deste ano, a previsão é de que haverá um aumento de 28% dos usuários considerando toda a América Latina.

Em um cenário onde metade dos usuários de smartphones leem e-mail exclusivamente pelo celular – de acordo com estudo feito pela Qualcomm Survey – é fundamental que você prepare todas as suas campanhas para serem disparadas e lidas apropriadamente nesses dispositivos móveis. É por esse motivo que trouxemos, nesse post, algumas dicas para que você redesenhe sua estratégia e crie campanhas que atendam todos os requisitos básicos nesse aspecto. Confira!

Atenção para o tamanho e o formato

Um dos principais cuidados a serem tomados nas campanhas destinadas aos smartphones é considerar o tamanho da tela. Por esse motivo, ao criar seus textos, é fundamental, por exemplo, considerar o tamanho da fonte e do título. Para não haver distorções nas pequenas telas, o ideal é criar fontes com o tamanho de 13 px e, no caso do título, não superar o limite de 15 caracteres. Facilitar a leitura é, também, garantir melhores resultados.

Layout responsivo é imprescindível

Outra questão que deve ser avaliada é o layout com HTML responsivo. Sua campanha deve ser lida em qualquer tipo de tela, desde os notebooks até os smartphones. Para isso, é preciso criar todas as peças em coluna única, evitando o redimensionamento e as distorções. A largura do material também deve ser levada em consideração, devendo ficar entre 350 pixels e 600 pixels, no máximo.

Destaque especial para os CTAs

Assim como o formato do texto e do layout, o “botão” Call to Action (CTA) também precisa ser redimensionado para que mantenha o seu efeito chamativo nas pequenas telas. Não se esqueça de que os smartphones, em sua grande maioria, são desenvolvidos pelo conceito de tela sensível ao toque e, por esse motivo, os botões de ação devem ser grandes o suficiente para facilitar o contato. Além disso, usar efeitos de sombra e cores chamativas são opções atrativas.

Hierarquia do conteúdo deve ser obedecida

Quanto menor a tela, maior a importância da hierarquia do conteúdo que será apresentado. No e-mail marketing, costumamos nos referir a hierarquia top-down, em que o conteúdo vem sempre primeiro e, logo em seguida, o CTA. É fundamental evitar que o usuário precise rolar a barra para que consiga ler o conteúdo completo ou ter acesso ao Call to Action. Por isso, mantenha sempre esses dois elementos visíveis já na abertura do material, facilitando a vida do usuário e garantindo mais eficácia nas ações.

Você tem adaptado suas campanhas para a telefonia móvel?