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Pontos de entregas offline de produtos comprados no online, é um mercado ainda inexplorado no Brasil

Recentemente escrevi um artigo sobre Web-Pickup que é a opção de comprar online e retirar o produto na loja física do mesmo varejista.  Recebi várias mensagens comentando esta opção de delivery e também informando que a Saraiva (no período de volta às aulas) e as Lojas Marisa, também já estariam disponibilizando este serviço.

Pois bem, hoje volto ao tema, mas trazendo uma variação e ampliação desta opção de entrega por parte de alguns varejistas online. A utilização que quiosques ou pontos de entrega físicos de parceiros ou terceirizados para entregar o produto comprado online.

Só para ter uma ideia do tamanho desta modalidade, a Amazon acaba de anunciar que está recrutando/contratando 5.000 lojas físicas na Inglaterra para o serviço de web-pickup para entrega dos produtos comprados no seu site.

Esta opção de entrega no check-out será fator de diferencial daqui pra frente e muitas lojas já se preparam para entrar neste On to Off #On2Off seja em seus própios estabelecimentos ou contratando pontos de entrega de terceiros.

Mas e a terceirização deste serviço?  Bem, o serviço de delivery tradicional já é terceirizado na maioria das lojas online.  Mas com esta nova modalidade de entrega, surge no mercado uma outra categoria de delivery e uma incrível oportunidade.

Ainda na Inglaterra, trazemos como exemplo o serviço da empresa Collect Plus que presta serviços também a Amazon, ao eBay e mais outras 100 lojas famosas. Mantém mais de 4.700 Pontos de Entregas bem localizados disponíveis para os consumidores dos seus clientes varejistas. Esta modalidade entrega mais de 4 milhões de produtos por ano  em seus pontos físicos, onde muitos estão em postos de gasolina e lojas de conveniência, que ficam abertos 24 horas. A Collect Plus já está expandindo seus pontos e quiosques para dentro de grandes Shoppings que é um lugar bem atrativo e conveniente para receber os produtos.

Os importantes fatores que justificam o crescimento deste tipo de serviço e opção de entrega são:

  • A urgência do cliente em receber o produto;
  • A falta de disponibilidade de tempo para estar em casa para receber o produto;
  • Custo do frete;
  • Alguma desconfiança na compra online e a devolução do produto comprado que pode ser feita no mesmo local da entrega.

Este serviço terceirizado ainda não existe de forma efetiva no Brasil, mas acredito que seja uma boa oportunidade de negócio para quem já trabalha com logística e para os varejistas online. O que temos de exemplo próximo é o case da Giuliana Flores, que criou uma rede de floriculturas conveniadas que tornam possíveis as entregas no território nacional e também em Portugal.

De qualquer forma, disponibilizar a opção de retirar no Ponto físico passa por um importante ajuste de sistemas e outras condições, mas pode ser um grande diferencial competitivo, inclusive na conversão e nos custos da operação.

Pense Nisso! @JoaoKepler