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O que vem por aí no e-commerce?

Por: Felipe Morais

Felipe Morais é especialista em Planejamento Digital. Sócio-Diretor da FM CONSULTORIA e autor do livro Planejamento Estratégico Digital.

O meu primeiro trabalho com e-commerce foi em 2009, quando participei de uma concorrência para um player do mercado. Confesso que foi paixão a primeira vista. O material que produzi para essa concorrência está disponível em slideshare.net/felipemorais2309, assim como meus outros materiais, pesquisas e apresentações sobre “como vender pela internet”.

Com as pesquisas tive a oportunidade de entender o que “está por vir”. É obrigação de um profissional de planejamento estratégico digital, estar ou pelo menos tentar, estar sempre à frente sobre o que está por vir de novidades. E assim eu tento todos os meus dias.

Apresentarei algumas coisas que estudei e que estão como tendências do e-commerce. Algumas, confesso que já estão sendo aplicadas no Brasil, mas pouco se vê, por isso, ainda podemos considerar uma tendência para 2012.

Social commerce: Quem pensa que social commerce é apenas colocar uma loja dentro do Facebook está muito enganado. Social commerce é a venda de forma social. O case “Levis Friends Store” mostra isso. Eles expõe calças jeans no Facebook as pessoas curtem. A tendência é que as calças com mais “curtir” sejam as mais vendidas. Não basta ter uma loja é preciso engajar as pessoas. Isso é venda social.

Ofertas por Geolocalização: As pessoas precisam e vão permitir que as marcas lhe enviem uma mensagem em um momento que lhes é propício a receber. Por exemplo, às 12h30 na Avenida Paulista eu recebo um SMS de um restaurante me oferecendo 10% de desconto se eu e um acompanhante formos almoçar lá.

Mobile commerce: O Brasil chegará a 250 milhões de celulares ativos no fim de 2011. As pessoas estão buscando e pesquisando mais nos aparelhos. As vendas de smartphones crescerão 180% as no Brasil e devemos fechar com 30 milhões de pessoas que fizeram uma compra na web.

Publicidade móvel: Click to call. Pessoas visualizam o banner, clicam e compram o determinado produto com uma ligação. Não vai demorar muito e via SMS faremos isso também.

Lojas Exclusivas: Lojas multimarcas dominam o e-commerce. Basta ver o Top 10, começando pela B2W e Nova.com. Elas vendem mais de 50 mil produtos. Algo interessante é abrir uma loja exclusiva dentro desses multiplayers oferecendo vantagens exclusivas.

Outlets dentro dos sites: A febre das compras coletivas não parece ter fim, então porque as lojas não fazem os seus saldões no próprio site? Os grandes varejistas online já fazem há tempos, porque lojas próprias não aderem a isso? Aqui entra também as vendas com produtos com defeito.

Realidade aumentada no auxilio de vendas: Nova experiência, o novo sempre chama a atenção. Pessoas colocam um papel na frente da webcam e podem ver uma roupa, um novo corte de cabelo ou até uma viagem.

Ir além da venda de produtos: Sites de esportes com blogueiros dando dicas de caminhadas, aplicativos para auxiliar a perda de peso. Aumenta-se o relacionamento com a marca.

Relacionamento é o que vende na web.

Tem muita coisa para fazer. Basta ter a ideia!