Logo E-Commerce Brasil

A escolha de um operador logístico para o e-commerce

No mundo do e-commerce, receber o pedido, separá-lo, embalá-lo e expedi-lo com perfeição depende de uma operação logística preparada tecnologicamente e este processo pode ser uma das etapas mais trabalhosas da venda online.

A escolha por uma empresa de logística especializada no e-commerce facilita a comunicação entre os fornecedores envolvidos e contribui com todos os ajustes necessários para configuração dos processos de cada loja online.

O ideal é que a empresa escolhida tenha capacidade de executar todas as operações logísticas de forma sistêmica, que os pedidos sejam recebidos através de integração entre os fornecedores da loja online, que a separação seja automatizada, que a expedição seja integrada com as transportadoras, ganhando escala de produção, rapidez operacional, otimização de pessoas e de espaço; um bom operador logístico reduz o tempo, aumenta a velocidade e proporciona precisão operacional logística.

O WMS (warehouse management system), sistema de gestão de estoque de um operador logístico, deve ser levado em consideração; preferencialmente que o operador logístico possua um WMS preparado para o e-commerce, fornecido por empresa compatível com a evolução tecnológica deste mercado e maleável a mudanças, adaptações e customizações.

É muito importante que o operador logístico esteja integrado com a plataforma ou com os sistemas de gestão da loja online e que tenha capacidade e equipe para fazer estas integrações; alguns operadores logísticos já possuem integrações com os principais fornecedores do mercado, porém, ajustes de programação serão necessários e portanto, é importante que o operador logístico tenha equipe de tecnologia disponível e capacitada para isso.

Empresas de e-commerce muitas vezes comentem o erro de escolher o operador logístico pelo tamanho do armazém, considerando secundariamente itens importantes como: tecnologia, know-how, eficácia, especialização no nicho, capacidade e velocidade de expansão.

Capacidade e velocidade de expansão não significa ter um armazém com espaço físico disponível, vazio, ocioso; espaço físico ocioso não necessariamente significa que ficará guardado para determinada loja online, espaço físico ocioso significa custo para o operador logístico e a menos que se pague para reservar espaços ociosos, certamente o operador logístico irá preenchê-lo com outras operações.

O ambiente perfeito para o e-commerce depende de velocidade e de precisão operacional, espaço físico é importante, porém, pode ser rapidamente resolvido e garantido com um Long Term Agreement, modelo de acordo que garante que, quando necessário, o operador logístico deverá disponibilizar espaço para a operação de determinada loja online.

É importante que o operador logístico tenha eficácia operacional, que forneça e que cumpra SLAs (service level agreement ou acordo de nível de serviço) aceitáveis para a operação da loja online, que possua processos definidos com prazos para solução de problemas, mantendo uma politica de melhoria continua.

Também é importante que o operador logístico ofereça ferramentas para controle e acompanhamento das operações da loja online, como por exemplo: relatórios de estoque, de entrada de mercadoria, de expedição de pedidos, de logística reversa, de produtividade, de cumprimento de SLAs.

Otimização de espaço é importante analisar, verifique se o operador possui capacidade sistêmica de se reorganizar para que os custos logísticos da loja online sejam reduzidos e para que o tempo operacional seja economizado, quanto mais otimizada for armazenagem, maior será produtividade e menores serão os custos logísticos.

O local do operador logístico deve ser considerado, o ideal é que esteja próximo de onde se concentram os consumidores da loja online, considere este ponto em conjunto com as tabelas de frete de transporte. Além disso, é importante que o operador logístico esteja localizado próximo das rotas de escoamento dos transportes escolhidos pela loja online.

Segurança é um item importante, verifique se o operador está instalado em local que oferece segurança para a mercadoria a ser armazenada, se mantem todas as licenças necessárias atualizadas, verifique a segurança das instalações e se mantem uma apólice de seguro que cubra o valor do estoque da loja online.

Logicamente o preço deve ser considerado, afinal, a loja online precisa ser rentável; ao estudar a terceirização com um operador logístico considere todos os custos envolvidos: aluguel, impostos, funcionários e seus encargos, segurança, seguro, infraestrutura, sistema, tecnologia, elasticidade operacional e tempo, o qual será economizado podendo ser dedicado em vendas, compras, marketing e ao crescimento do negócio.

Existem operadores que formam seus preços de forma escalonada conforme o tamanho e o crescimento da loja online; outros que formam seu preço pelo espaço ocupado e transações realizadas, e também há aqueles que disponibilizam as duas formas de preço; é importante analisar os dois modelos de cobrança.

Verifique o acesso às pessoas que trabalham no operador logístico e selecione uma empresa que lhe dê um pronto atendimento, respostas rápidas, que esteja disponível através de vários canais; comunicação é muito importante e necessária no dia-a-dia de uma loja online.

Antes de escolher, ouça também o mercado.