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Design Responsivo ou Apps? Sim!

Por: Michel Ferreira

Trabalha com design para online e offline desde 1997. Desde então, ele teve a chance de trabalhar com empresas de grande porte, pequeno porte e startups no Brasil, Estados Unidos e na Holanda. Hoje é designer da Booking.com. No Twitter, @multimichel.

Em resposta ao post de Rory Dennis: http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-design-responsivo-elimina-necessidade-de-um-app/

A resposta curta é não. Mas se você veio aqui para uma resposta mais elaborada (espero que sim) aqui vai:

Antes, um aviso: em primeiro lugar, eu não conheço o sr. Dennis e não tenho nada contra ele ou sua empresa Amplience – (“Amplience oferece uma plataforma de marketing de mídia rica e constrói sites de design responsivo”) embora eu ache que este pequeno detalhe sobre a empresa dele seja de interesse do leitor antes de começar a ler sua “opinião”, especialmente sobre o tema do design responsivo. O mesmo foi deixado de fora da tradução do texto nos dois sites onde o li. Quanto a mim, trabalho como designer em uma grande empresa no setor de mobile e tenho longa experiência em web em geral e principalmente nas 3 áreas referentes a mobile – site mobile, site responsivo e aplicativos.

Sim, o comércio mobile está crescendo e agitando o mercado de varejo. Concordo com a premissa do autor de que talvez seja a hora de capitalizar com e-commerce nessa área. Existe uma tendência global de expansão e definitivamente vejo que as empresas com uma boa estratégia mobile estão começando a colher bons frutos. Mas nada disso aconteceu de uma hora pra outra.

Apps existem desde o lançamento do iOS 2, em julho de 2008 (http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_iOS#iPhone_OS_2.x), e desde então você tem a oportunidade de construir qualquer coisa que sua imaginação, os SDKs da Apple e do Google e seus respectivos termos de serviço permitem isso. Quanto ao design responsivo, o termo foi lançado em torno de 2010 (http://alistapart.com/article/responsive-web-design) e, definitivamente mudou a forma como a maioria dos designers constroem sites. Mas aqui vai o ponto que eu não compreendo no artigo mencionado. A comparação e a correlação entre os dois.

Primeiro de tudo, aplicativos são produtos, construídos e enviados para uma distribuidora de onde podem ser baixados e instalados. Design responsivo, por outro lado é uma técnica, uma de muitas que existem para construir sites (que podem funcionar em mobile). O que design responsivo ou RWD definitivamente não é algo que você pode espalhar em seu site, seja ele um site informativo, um aplicativo ou um e-commerce para transformá-lo em um site feito para mobile. Design responsivo é um jargão da moda e a nossa comunidade de web adora jargões. Mas a verdade é que nem app nem RWD resolverão os seus problemas.

O artigo original não oferece bons dados sobre o porquê escolher apps ou design responsivo. Para ser justo, não existem muitos dados sobre o assunto, especialmente devido à falta de correlação entre os dois. Porém empiricamente, pode-se observar que as grandes empresas tendem a não ignorar qualquer canal de distribuição disponível. Se couber no orçamento, é capaz e até provável se encontrar um aplicativo e um site para celular ambos construídos pela mesma empresa para servir o mesmo público.

Leve em consideração a Amazon, por exemplo, ela tem um app de e-commerce para iOS, um para Android e um site móvel que servem os mesmos produtos para o mesmo público. Por quê? Pode ser porque o mercado mobile ainda está crescendo, se estabilizando e ela está medindo a temperatura, vendo onde vai alcançar o melhor resultado, pode ser porque não há restrições orçamentais ou ainda porque simplesmente quer estar disponível onde quer que seus clientes estejam. Assim como a Coca-Cola faz no mercado não-virtual, onde eles dizem que querem oferecer Coca-cola em todos os tamanhos possíveis só para ter certeza de cobrir todos os desejos e preços que o cliente deseja, ter um aplicativo e um site para celular faz o mesmo no mundo da web. É o que chamamos de “cobrir as bases”.

Você notou no último parágrafo sobre a Amazon que eu não mencionei design responsivo nem uma vez sequer ? Você sabe por quê? Porque a Amazon não usa design responsivo. E como eu disse antes, design responsivo não é uma cura para todos os seus problemas em mobile. É uma técnica. Existem outras técnicas para atingir a mesma finalidade e o uso das mesmas depende das necessidades específicas do seu projeto. O que acho desnecessário e até mesmo inaceitável é esse tipo de artigo, onde se comparam maçãs com bananas e onde somos obrigados a engolir opiniões tendenciosas de empresas como se fosse a verdade única ou conhecimento irrefutável de “experts”. Então, tomem cuidado com o que publicam, republicam e especialmente com o que vocês lêem por aí. E por aqui também, vale a pena sempre checar a fonte da informação e aceitar conselhos com cautela.

Para concluir, posso dizer que para obter resultados para o seu negócio na area de mobile, você deve usar o bom senso. O melhor ponto de partida é uma estratégia, onde você define direito o seu orçamento, se pode pagar pelo desenvolvimento de um aplicativo ou não, se quer um redesign completo de seu site seguindo a teoria de mobile first ou não. Se design responsivo é importante ou necessário para seu projeto ou talvez desempenho e performance é o que realmente vai fazer a diferença com o seu publico. Só então você vai poder servir ao seu cliente final, a melhor experiência possível, dentro das limitações da sua empresa ou projeto, seja ele de grande ou pequena escala. E aí sim, estará pronto para desfrutar de todo o crescimento do comércio de mobile que tanto se fala por aí.