Logo E-Commerce Brasil

Como a logística pode otimizar as ações de marketing no e-commerce

A exposição da marca para o consumidor é fator essencial para posicioná-la e garanti-la no mercado. O que faz vender, ou firmar uma boa relação com o consumidor, é a vitória na disputa de sua atenção, por diferentes meios e formas.

Uma ação bem sucedida depende também da qualidade em seu processo logístico. Materiais e ações de marketing, sejam eles para chamar a atenção de novos consumidores ou para consolidar o relacionamento com o cliente, podem fracassar se não forem controlados e acompanhados de formas eficientes.

O vai e vêm de provas, os envios de amostras, o controle das encomendas, as embalagens, etiquetas e todos os outros serviços e materiais que fornecemos são pensados nos clientes, e na grande responsabilidade de guardar, transformar e transportar marcas em que o sucesso é evidente.

Armazenagem
O recebimento de um material é quase tão importante quanto a sua entrega final, pois é onde podemos detectar divergências na quantidade, formato ou qualidade, itens essenciais para o bom andamento do próximo processo a ser cumprido; a distribuição.

Enquanto a distribuição não é liberada, os materiais poderão ficar armazenados, por tempo indeterminado, dependendo da necessidade. O estoque é sob medida, ou seja, o cliente tem a possibilidade de programar quanto gastará em determinado período com estocagem.

O relatório de estoque on-line fornecerá todas as informações sobre materiais, como por exemplo, histórico de envios, quantidade atual, foto e caso seja necessário, aviso para reposição de peças.

Movimentação, picking e packing
É a movimentação dos produtos das posições de armazenagem no depósito para a área de conferência e embalagem, ou diretamente para o embarque nos caminhões. O sistema de gestão informa aos operadores as atividades de separação que devem ser executadas, dados do pedido de venda, produtos, lotes, quantidades, e posições de armazenagem.

Concluída a separação, conferência, identificação e embalagem, o sistema pode disparar a geração dos documentos no sistema de gestão. Desta forma, a execução da separação é orientada e controlada pelo sistema, eliminando as movimentações desnecessárias e aumentando a velocidade dos carregamentos, ao mesmo tempo em que garante a produtividade do depósito e a segurança do processo.

Controle de entregas, devoluções e gerenciamento de mailings
Após o despacho, inicia-se o acompanhamento individual de cada encomenda, o que minimiza transtornos como atrasos ou extravios, status comuns quando se fala em transporte não monitorado.
Em casos de entregas sem sucesso, o motivo é informado no sistema e o cliente avisado automaticamente por email.

Esse processo gera um rápido repasse de informações, que por conseqüência agiliza o processo de correção do mailing e de nova tentativa de entrega do material. Já as devoluções, precisam ter registro, motivo e correção. É por isso que este é um serviço bastante procurado, pois possibilita a atualização de informações do mailing, minimizando custos com reenvios equivocados, e possibilitando um canal mais confiável de fidelização com o cliente.