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Automação no rastreamento de entrega do e-commerce

A logística de um e-commerce pode ser considerada um dos principais desafios para os gestores. Ainda hoje, muitas lojas virtuais não possuem visibilidade completa de suas operações logísticas e acabam obtendo conhecimento de problemas existentes somente quando o cliente, insatisfeito, entra em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Uma das queixas mais recorrentes é referente à entrega das mercadorias, seja por descumprimento do prazo, avaria, entre outros. Para atuar de forma mais proativa nesta etapa logística, é necessário que os e-commerces se integrem com os sistemas de informação das transportadoras a fim de acompanhar todos os status do processo até a conclusão da entrega e informar em tempo real ao clientes, que ansiosos, esperam por seu produto.

Contudo, esta não é uma tarefa simples, além de tempo e investimento em desenvolvimento, não há um padrão para fazer esta integração, tornando mais difícil a tarefa de interpretar as informações específicas de cada transportadora sobre o status de entrega dos pedidos.

Com o objetivo de auxiliar este processo, foram desenvolvidas tecnologias de rastreamento para gestão logística, integradas com as principais transportadoras e oferecendo as informações necessárias para o monitoramento da entrega, além de disponibilizar uma visibilidade gerencial e a oportunidade de tratar os problemas com o rastreio de maneira mais proativa.

Um sistema de rastreamento é uma ferramenta que permite gerir a logística do pós-venda e visualizar uma série de gráficos, mapas e informações. A partir deles, o gestor do e-commerce consegue identificar problemas e propor soluções de forma mais assertiva. Outra vantagem do sistema é que ele também calcula o acordo de nível de serviço (SLA), que indica o quão satisfatório é o trabalho da transportadora.

O rastreamento das entregas no e-commerce é fator essencial para a melhoria da experiência de compra do cliente e, consequentemente, traz diversos benefícios aos negócios. Monitorar com qualidade o trabalho das transportadoras reduz custos com SAC e logística reversa, aumenta a taxa de retorno e permite um bom atendimento que, como consequência, melhora a reputação da empresa. Porém, são muitos os e-commerces que ainda deixam a desejar quanto as suas operações de entrega e se encontram suscetíveis a reclamações e perda de venda.

Para estes e-commerces é preciso entender a funcionalidade e a integração da tecnologia de rastreamento com as transportadoras; de que forma as informações produzidas pelo software podem ajudar a avaliar a qualidade do trabalho das transportadoras e como a ferramenta de rastreamento pode ser usada para minimizar a ansiedade do consumidor final e reduzir os contatos no SAC. Leia aqui.

Esperamos que esta leitura amplie a sua compreensão quanto a este procedimento fundamental para o bom desempenho das entregas de seu e-commerce e garantia de satisfação de seus clientes. Boa leitura!