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A evolução do e-commerce no Brasil

O e-commerce no Brasil é extremamente promissor. Apenas em 2014, o segmento cresceu mais de 25% em relação a 2013, com mais de 57 milhões de pessoas efetuando R$ 49 bilhões em compras. Para 2015, a previsão de crescimento gira em torno de 26%. Com números como esses, é natural que a cada dia o comércio eletrônico brasileiro tenha novos entrantes, empresas que são atraídas pelo alto índice de crescimento.

Para entender como chegamos até aqui, vale relembrar alguns pontos desta jornada. O e-commerce no Brasil tem menos de 20 anos, e nesse tempo de evolução já passou por muitas mudanças significativas, principalmente no quesito tecnologia. Um bom exemplo é a velocidade da internet. Quem não se lembra da conexão discada de 56 kbps?

Outra mudança importante ocorreu no comportamento de compra dos consumidores. É senso comum que os jovens são muito habituados a fazer compras na internet. Também é natural, afinal eles nasceram conectados! Mas com os benefícios oferecidos pelos varejistas online – como facilidades na troca, condições de preços e pagamentos favoráveis – é cada vez maior o número de e-consumidores de outras gerações e isso explica boa parte do crescimento superior a dois dígitos ano após ano.

A profissionalização do mercado também contribuiu muito para a evolução. Apesar de não existir uma graduação em e-commerce, existem diversas iniciativas, órgãos e empresas focando energia em capacitar profissionais que conheçam melhor o segmento.

Essa evolução do mercado é benéfica a todos. Dados do e-Bit mostram que consumidores estão dispostos a pagar mais caro, desde que o varejista online tenha boa reputação e ofereça benefícios como segurança na hora de efetuar o pagamento.

Sendo assim, hoje, além da qualidade do atendimento, empresas e soluções que garantem tranquilidade na finalização da compra têm um papel extremamente importante. Quando o consumidor se sente seguro em uma loja virtual, mesmo pequenos varejistas online têm chances de concorrer com grandes players do mercado.

A segurança, aliás, é um ponto crítico da cadeia do e-commerce. Neste sentido, a entrada de instituições financeiras eleva o nível de confiança dos consumidores. Afinal, a maioria da população bancarizada já está acostumada a usufruir o ambiente online de seu banco, então transfere este sentimento também para o varejo.

Outra inovação que contribuiu para evolução do setor e fomentou as compras online ao tornar o processo mais simples, seguro e eficiente, foi a carteira digital. Com ela é possível centralizar praticamente todos os serviços relacionados às transações online (autorização, chargeback, taxas, etc) em uma única solução.

Essas contribuições se traduzem em mais vendas, já que o abandono de carrinho é menor e a credibilidade dos bancos sem dúvida trará novos compradores que antes não sentiam-se confortáveis em comprar online.

Foram muitas transformações, e tantas outras devem acontecer nos próximos anos devido ao avanço da tecnologia. Quem apostou, e está apostando no setor, com certeza não se arrependerá!