Logo E-Commerce Brasil

Unidades de negócios do Grupo Locaweb conquistam selo “Melhores Empresas GPTW Mulher 2021

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

A igualdade entre gêneros conquistou espaço em discursos empresariais nos últimos anos. Acesso à educação, inclusão e ascensão aos cargos de liderança são temas recorrentes nos mais diversos canais de comunicação. Contudo, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), a lacuna da desigualdade entre gêneros levará 135,6 anos para ser eliminada.

Esse paradigma, no entanto, não encontra correspondência nas empresas Tray, Tray Corp e Yapay, unidades de negócios do Grupo Locaweb, que alcançaram a 12ª posição no ranking das Melhores Empresas GPTW Mulher 2021, na categoria médio porte, divulgado no último dia 24, que certifica e reconhece as melhores empresas para trabalhar no Brasil, a partir da experiência de suas colaboradoras.

Em sua 5ª edição, o prêmio da Great Place to Work divulgou as 70 melhores empresas inscritas, que cumpriram critérios específicos, tais como ter o mínimo de 100 colaboradores, sendo 15% de mulheres no quadro geral e 15% nos cargos de gestão, por exemplo. Além da fase quantitativa, a premiação tem uma segunda etapa, que se baseia em práticas culturais.

“Temos trabalhado internamente com um Comitê de Inclusão e Diversidade, no qual buscamos refletir e planejar ações específicas para atacar os gaps da desigualdade de gênero no setor da tecnologia, salariais , entre outros temas importantes”, destaca a gerente de Gente & Gestão, Daniele Pereira.

Ao ser questionada sobre o trabalho realizado pelas unidades de negócio para combater a lacuna de desigualdade entre gêneros, Daniele Pereira ressalta o esforço diário contra as estatísticas e revela que os resultados obtidos até então são animadores.

Dados referentes ao Censo de Inclusão & Diversidade aplicado nos anos de 2019 e 2020 no Grupo Locaweb identificaram um aumento no número de mulheres de 31% para 38% no quadro geral e de 27% para 31% em cargos de liderança. “Além disso, o trabalho incansável da frente de Mulheres em nosso comitê de Inclusão e Diversidade realizou no ano passado diversas reflexões e atividades para fortalecer e desenvolver mulheres em cargos de liderança e para eliminar vieses inconscientes nos processos de recrutamento, seleção, méritos, reconhecimentos e promoções. A cada dia nós erguemos a bandeira da igualdade e avançamos em nossa companhia. Estar no ranking GPTW Mulheres vem nos motivar ainda mais para esse desafio”.

Vale lembrar que este é o 4º prêmio GPTW conquistado pelas unidades de negócio da empresa na categoria médio porte – que foi considerada como a 6ª melhor do interior de São Paulo para se trabalhar, a 29ª entre as empresas de T.I. do Brasil e a 31ª entre as de médio porte no País.

Particularidades do mercado DEV

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), no Brasil o mercado de TI tem apenas 20% de participação feminina. Embora esse dado seja ligeiramente maior nas unidades de negócio Tray, Tray Corp e Yapay, com 23,7% dos postos ocupados por mulheres, este ainda é considerado como um gap a ser enfrentado.

Como forma de fomentar uma nova realidade, em 2020 foi realizado o Quero Ser Dev, nesta edição com foco em mulheres, o QSD Girls, um programa de capacitação em linguagem de programação e metodologia ágil, evidenciando dessa forma as profissionais “hands-on”.

No programa, as 20 primeiras selecionadas puderam se aprofundar na linguagem Ruby, em um ambiente virtual inovador e com professores da Campus Code, que realmente entendem do que falam. Foram 983 inscrições de mulheres cis, trans e pessoas não binárias, um aumento de 310% em relação ao que tínhamos de representatividade em relação a 2019, sendo cinco contratadas especificamente para as unidades.

“O amadurecimento sobre o tema Mulher é uma das prioridades da organização e a participação nesse ranking nos ajuda a orientar nossas práticas e estratégias desde o ano passado. Iniciamos diversas ações e definimos como prioridade aumentar a representatividade de mulheres no nosso quadro de funcionários, promovendo a equidade no ambiente de trabalho”, finaliza Daniele.

Leia também: Privatização dos Correios: governo decide vender estatal em leilão único.