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Wishlist: como habilitar produtos favoritos no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A prática de navegar por lojas virtuais e olhar produtos por puro entretenimento é mais comum do que alguns lojistas imaginam. Com essa prática dos consumidores, diversas lojas já faturaram muito.

O quanto faturariam se usassem esse comportamento como estratégia de vendas? É isso que as lojas virtuais que usam o Super Favoritos, novo aplicativo da Empreender, conseguem fazer. 

Mulher fazendo compras com cartão pela internet
Imagem: reprodução

O que é uma lista de favoritos no e-commerce?

O comportamento de visitar diversas lojas virtuais apenas para olhar os produtos é bastante comum entre os consumidores. Essa prática é conhecida como comportamento de navegação.

Agora, imagine transformar o simples ato de explorar a loja virtual em uma oportunidade estratégica para futuras vendas. É exatamente isso que a lista de favoritos proporciona. 

Essa funcionalidade, adotada por grandes players do mercado como a Amazon, revela-se como uma poderosa carta na manga para envolver e cativar visitantes que navegam sem a intenção imediata de realizar uma compra.

Isso acontece porque, o simples fato de navegar pelas lojas para observar produtos é um dos maiores impulsionadores de compras. Olhar produtos que sejam de interesse do cliente despertam no consumidor o desejo de adquiri-los. O que se concretiza em 43% das vezes.

Por que adicionar a funcionalidade da lista de favoritos no e-commerce

Entender o comportamento do consumidor é uma premissa básica para elaborar estratégias efetivas que aumentem as vendas do e-commerce. Nesse contexto, entender que os consumidores têm o hábito de navegar por diversas lojas e isso incentiva muitas compras.

Sabendo desse fato, cabe aos lojistas usarem essa informação com estratégia. A lista de favoritos é uma forma de fazer isso. Ela permite que os consumidores armazenem em sua conta produtos que eles querem mas não planejam comprar ainda.

Aumento das taxas de recompra

Um dos motivos que levam os consumidores a não comprarem um produto imediatamente é a falta de dinheiro. Seja porque eles não podem comprar nada agora, seja porque eles não podem comprar tudo que querem naquele momento.

A lista de favoritos deixa um loop em aberto para que o cliente volte na loja outras vezes. Além disso, vender para um cliente que já comprou é mais simples do que conquistar novos clientes o tempo inteiro.

A lógica é verdadeira para os clientes também. Comprar de uma loja que eu conheço e confio é menos trabalhoso do que buscar novas lojas que eu não sei se são confiáveis.

Diminui o abandono de carrinhos

Quando a funcionalidade da lista de favoritos não está presente, os clientes podem substituí-la com o carrinho de compras. Ou seja, adicionar produtos ao carrinho e não finalizar a compra, resultando em um abandono falso.

Essa prática resulta em poluição do relatório final da loja virtual, além de incentivar uma estratégia de recuperação de carrinhos sem necessidade. Com a lista de favoritos, os clientes vão favoritar os produtos no lugar certo.

Traz informações e insights sobre o público

Para os consumidores, a lista de favoritos oferece uma maneira conveniente de registrar as futuras compras, enquanto para os vendedores, constitui uma ferramenta valiosa para entender o comportamento do cliente.

Ao examinar as listas de desejos dos clientes, é possível discernir quais produtos capturam mais sua atenção, qual é a média de preços e como esses itens se complementam.

Essa abordagem facilita a criação de campanhas mais eficazes, destacando os produtos desejados de maneira proeminente. Além disso, essa ferramenta fornece bons insights sobre como implementar estratégias de cross sell.

Como adicionar a lista de produtos favoritos no e-commerce

Caso a loja online esteja alojada na Nuvemshop, é viável incorporar a funcionalidade de lista de favoritos de maneira descomplicada e veloz utilizando o aplicativo Super Favoritos

Este aplicativo possibilita que todos os itens da loja virtual sejam marcados como favoritos pelos usuários, sendo automaticamente arquivados em sua lista de favoritos.

Além de registrar produtos como favoritos, o Super Favoritos mantém um histórico completo da navegação do cliente. Portanto, caso ele tenha apreciado algum item, mas tenha esquecido de marcá-lo como favorito, pode facilmente consultá-lo no histórico.

Para integrar o aplicativo à loja virtual, basta seguir os seguintes passos:

Realize o cadastro no aplicativo;

– No menu à esquerda, clique em integrações;

– Escolha a plataforma de e-commerce (atualmente, a Nuvemshop é a única opção disponível);

– Conceda as permissões necessárias.

Com a adoção desse aplicativo, você não apenas evitará perdas de vendas, mas também proporcionará aos seus clientes um motivo adicional para retornarem à loja virtual, encantando-se com uma variedade ainda maior de produtos. Experimente o Super Favoritos hoje mesmo.