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WiFi e Analytics mudarão experiência do consumidor

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Cada vez mais as tecnologias estão presentes em todos os ambientes. A junção de diferentes ferramentas possibilita um melhor entendimento do comportamento dos clientes e a oferta de uma experiência personalizada a eles. A PromonLogicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação na América Latina, acredita que as soluções de analytics são fundamentais para conhecer melhor os consumidores e, quando combinadas a outras tecnologias, permitem um aproveitamento ainda melhor dos dados.

As ferramentas de BI podem ser utilizadas em praticamente todos os segmentos de mercado, como saúde, varejo, manufatura, finanças, telecomunicações e utilities. No varejo, por exemplo, a integração de uma solução de analytics com a tecnologia wi-fi é capaz de mudar completamente a experiência do consumidor e aumentar as vendas dessas empresas, mudando a perspectiva de futuro da loja física.

“Com o aumento das compras online, o setor tem discutido bastante o futuro do varejo. Cada vez mais, as pessoas usam smartphones para pesquisas online durante compras em lojas físicas. Ao combinar wi-fi e analytics, varejistas têm a oportunidade de aproveitar esse momento para melhorar a experiência de seus clientes, conhecer mais sobre eles e, ao mesmo tempo, impulsionar a efetivação das vendas”, afirma Eduardo Terzariol, gerente de software da PromonLogicalis.

Para aprimorar a experiência dos consumidores, muitos estabelecimentos têm oferecido wi-fi gratuito. A integração entre a tecnologia de acesso e um sistema de analytics permite aos varejistas analisar os dados dos usuários e combiná-los aos obtidos no e-commerce ou, até mesmo, em redes sociais, possibilitando assim, tomadas de decisões assertivas.

Desta forma, é possível associar as buscas dos clientes na internet aos produtos observados por eles na loja física e oferecer um desconto em tempo real, por exemplo. Mais do que isso, os dados recebidos na autenticação do usuário podem ser integrados ao CRM, possibilitando assim, a indicação ou oferta para um produto que o cliente pesquisou no e-commerce, conferindo à experiência maior personalização.

“O conhecimento do comportamento do consumidor e sua localização são a base para que as empresas possam aprimorar a experiência do usuário e a qualidade do serviço prestado, fidelizando clientes e impulsionando o seu faturamento”, finaliza o executivo.

Fonte: Decision Report