WhatsApp vai passar a exibir anúncios no Status
A vice-presidente do WhatsApp, Chris Daniels, confirmou no último dia 31 que o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil vai começar a exibir anúncios no espaço do ‘status’ em breve. Apesar de ainda não ter data certa para começar a funcionar, o código do aplicativo já apresenta referência à mudança, as informações são do Olhar Digital.
O status do WhatsApp segue o mesmo “formato de sucesso” do Stories, criado pelo Snapchat e amplamente adotado pelos serviços do Facebook nos últimos anos. Estima-se que a ferramenta já reúna 450 milhões de usuários ativos (que usam o recurso todos os dias), o que garante uma grande oportunidade para publicidade.
A novidade porém, pode ser interpretada como uma contradição, já que os fundadores da empresa (Jan Koum e Brian Acton) sempre se opuseram à venda de publicidade em sua plataforma (Acton chegou até a declarar que se arrependeu de vender o app para o Facebook). Os fundadores acreditavam que isso poderia violar a privacidade do usuário. Na época a saída foi implantar um plano de assinatura anual de US$ 1 dólar para cobrir os custos do negócio – iniciativa que acabou sendo revogada em 2014 após a aquisição do app pelo Facebook.
A investida pode ser parte da estratégia de diversificação das fontes de renda do Facebook, aponta a matéria do Olhar Digital. Isso porque o Facebook tem apresentado alguns sinais de alerta. Recentemente a rede social registrou a maior perda diária em valor de mercado da história dos Estados Unidos, com ações que despecaram quase 20%, perdendo um total de U$ 100 bilhões em valor de mercado, de acordo com informações do G1.