Logo E-Commerce Brasil

WhatsApp anuncia novidades para facilitar visualização de produtos

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (5) duas novas atualizações de recursos de compras para facilitar a visualização de produtos disponíveis e auxiliar as empresas a venderem seus produtos. São o gerenciamento de catálogos via desktop e a ocultação de itens indisponíveis.

Para pessoas e empresas de todo o mundo, o WhatsApp se tornou um meio para tirar dúvidas, conversar sobre produtos e coordenar vendas. De acordo com uma pesquisa recente, 83% dos adultos no Brasil afirmaram estar mais propensos a negociar/comprar de uma empresa que pode ser contatada via mensagens do que de uma em que não é possível fazer isso. Confira as novidades do WhatsApp:

Gerenciamento de catálogos com o WhatsApp Web

De acordo com o WhatsApp, os catálogos têm sido uma ótima maneira para descobrir produtos e serviços. Hoje, as pessoas podem navegar em mais de 8 milhões de catálogos de negócios no WhatsApp, sendo 1,75 milhão só no Brasil, para encontrar algo que desejam comprar. Os catálogos também permitiram que as empresas mostrassem e compartilhassem facilmente seus produtos.

Catálogo WhatsApp Business

Catálogo do WhatsApp Business. Imagem: Divulgação

Agora é possível criar e gerenciar catálogos a partir do WhatsApp Web/Desktop ao invés do celular. Como muitas empresas gerenciam seus inventários a partir de um computador, essa nova opção vai acelerar e facilitar a inserção de novos itens ou serviços para que seus clientes saibam o que está disponível.

Esta solução será especialmente útil para empresas com muitos produtos como restaurantes ou lojas de roupas para que possam gerenciar seus catálogos em uma tela maior. Este recurso já está disponível para todos os usuários do aplicativo WhatsApp Business. Para saber mais sobre a novidade, basta acessar a página do WhatsApp.

Ocultar itens indisponíveis

O WhatsApp introduziu os carrinhos de compra no final do ano passado para que as pessoas pudessem navegar em um catálogo, selecionar vários produtos e enviar o pedido como uma única mensagem para a empresa.

Em alguns meses, este recurso se tornou extremamente popular, mas as empresas compartilharam que precisavam de uma maneira mais fácil de avisar os clientes do que está disponível nos estoques, para que não peçam itens indisponíveis, por isso, a opção de “esconder” itens específicos do catálogo foi desenvolvida, segundo a empresa.

Assim como esconder os produtos em falta, é igualmente fácil mostrá-los novamente quando estiverem disponíveis. Este recurso está sendo lançado para empresas em todo mundo a partir de hoje. O usuário pode saber mais sobre a opção no https://faq.whatsapp.com/smba/account-and-profile/how-to-create-and-maintain-a-catalog.

Leia também: Transferências por WhatsApp devem começar nas próximas semanas, diz Mastercard