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WhatsApp Business API facilita a venda de produtos por e-commerces em nova atualização

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O WhatsApp lançou recentemente atualizações do WhatsApp Business API que ajudam comerciantes a vender mais, simplificam o processo de compras e melhoram a experiência de clientes. Entre outras novidades, a atualização possibilita criar catálogos de produtos e um carrinho de compras pelo chat do WhatsApp Business.

Entre os novos recursos da versão 2.37.1 do WhatsApp Business API, estão: Inclusão de Catálogos e Carrinhos de Compras; Novas funcionalidades para oferecer suporte a preços; e Anúncios de suspensão de uso.

Além disso, agora as empresas podem mostrar seus produtos através de mensagens e os clientes podem efetuar as compras sem sair do chat.

Como funciona?

Com a atualização, as empresas poderão enviar duas novas categorias de mensagens interativas: uma que inclui produtos e outra que se refere a um único produto. As duas novas formas oferecem uma maneira simples e pessoal para que as empresas mostrem seus produtos e serviços para os clientes comprarem sem sair do chat.

As mensagens de um único produto exibem itens do estoque da empresa, enquanto as mensagens de vários produtos funcionam como um catálogo e podem conter uma seleção de até 30 itens.

Na prática, as empresas compartilham produtos em tempo real e os clientes podem adicionar ao carrinho de compras direto do WhatsApp e enviar de volta para a empresa, que definirá as próximas etapas de pagamento e entrega.

Como comerciantes podem usar essa novidade?

Essa pode se tornar mais uma forma das lojas virtuais venderem seus produtos e melhorarem a experiência de compra de consumidores. Isso porque muitos clientes já adotam o WhatsApp como um canal de compras.

Um e-commerce pode, por exemplo, usar o WhatsApp para disponibilizar seus principais produtos ou aqueles com maior procura. Assim, caso os clientes prefiram, poderão efetuar a compra direto pelo chat do WhatsApp.

Como se trata do WhatsApp Business API, essa atualização não precisará de um aumento na equipe de vendas, pois se o comércio contar com uma plataforma de atendimento com Inteligência Artificial, todo esse processo poderá ser feito por chatbot, com a criação de menus e botão.

A atualização melhora a experiência de clientes

Para melhorar a experiência de compra no WhatsApp, é essencial contar com uma ferramenta que disponibilize Inteligência Artificial e PNL. Entre outras funcionalidades, isso permite a criação de filtros que direcionem o cliente aos produtos que ele tem preferência.

Com o Machine Learning e PNL, o chatbot entende as preferências do público e aprende com o comportamento dos usuários, oferecendo cada vez mais um atendimento humanizado e proximidade com o cliente.

Inicialmente é possível realizar testes com esse novo canal e analisar como a base de clientes do e-commerce responde à novidade. Caso o retorno seja positivo, os comerciantes podem realizar novos investimentos para otimizar o processo de vendas pelo WhatsApp.

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O PEOPLE, plataforma de comunicação com inteligência artificial da Cedro Technologies, tem auxiliado empresas de diferentes segmentos a alcançarem seus objetivos e potencializarem resultados. Entre os recursos da plataforma, estão a Inteligência Artificial e PNL.

Com o PEOPLE, o atendimento do e-commerce fica disponível 24 horas, 7 dias por semana, em múltiplos canais de comunicação. Isso permite otimizar processos e garantir a melhor experiência.

Outro atrativo do PEOPLE para e-commerces é a possibilidade de personalizar o chatbot. Assim, ao otimizar o bot conforme as características da marca e clientes, o atendimento melhora continuamente.

Com um atendimento ágil e assertivo, é mais fácil atender aos pedidos dos clientes, respondendo às principais dúvidas e demandas. Todos esses fatores garantem a satisfação e ajudam a fidelizar clientes, potencializando as vendas por meio do WhatsApp.

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