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Com solução inovadora, iugu utiliza Web Stories e aumenta em 689% o número de sessões orgânicas no site

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

A iugu é uma fintech que oferece soluções financeiras para empresas e possui uma infraestrutura completa de automatização de operações para diversos modelos de negócio, como por exemplo e-commerces. Tem como proposta auxiliar a gestão financeira dos mais diferentes tipos de negócios digitais de forma que esses tornem-se mais simples e menos burocráticos.

Com o desafio de construir uma estratégia de branding visando o aumento do reconhecimento da marca, alinhada com a proposta de alcançar novos usuários para o site e para o blog da empresa, a iugu deu início a uma parceria com a Raccoon. Desde o início, a empesa deixou bem alinhado que buscava ações estruturadas dentro de uma estratégia de comunicação 360°, integrando comunicação, planejamento e operações em prol de um mesmo objetivo.

Com as expectativas alinhadas, a Raccoon e a iugu começaram a parceria já com uma palavra muito forte em mente: inovação. A palavra inovação nunca esteve tão em alta entre o universo do marketing digital como nos últimos meses. Diversas marcas precisaram se reinventar e inovar suas soluções para os resultados surgirem. Com a iugu não foi diferente! A marca, em conjunto com a Raccoon, utilizou a frente de Marketing de Conteúdo para superar o desafio proposto e inovar seus formatos.

A estratégia de inovação começou quando o time de Marketing de Conteúdo da Raccoon, com auxílio das áreas de criação e desenvolvimento, enxergou a oportunidade de levar uma solução nova e ainda pouco explorada no Brasil, o Google Discover.

A solução era relativamente desconhecida no mercado, por isso, os profissionais precisavam entender como a ferramenta, de fato, funcionava – já que as informações, instruções e boas práticas do Discover ainda eram escassas. Tal situação poderia representar uma barreira operacional para as equipes, mas não foi!

Graças a cultura de aprendizado da Raccoon e da área de comunicação, os analistas de Marketing de Conteúdo iniciaram a segunda etapa do projeto: a busca de conhecimento sobre a nova ferramenta para que, assim, a solução pudesse ser a mais revolucionária possível.

Dessa forma, a área de Comunicação da Raccoon descobriu um novo universo por trás do Google Discover: as possibilidades de construção de conteúdos em um formato inovador e dinâmico, partindo, então, para iniciar a produção de materiais voltados para a ferramenta.

Já com a “mão na massa”, o time foi responsável por identificar e selecionar temas relevantes para a persona iugu e que estivessem em alta no momento, bem como construir um uma comunicação visual, dinâmica e atrativa garantindo uma experiência de qualidade para o público alvo, com foco no reconhecimento da marca, mas sem deixar a performance de lado.

Por fim, o time de desenvolvimento foi responsável por implementar o novo formato de conteúdo no site da iugu. Nesse processo, foi preciso uma grande adaptação para que a plataforma que hospeda o site da marca aceitasse as páginas no formato AMP. Graças à expertise técnica dos profissionais, as ações aconteceram perfeitamente, garantindo não só a publicação, mas também, a usabilidade dos Web Stories dentro do site da iugu.

A equipe trabalhou em conjunto com o objetivo de fazer com que os Web Stories fortalecesse a marca iugu, impactasse novos usuários e atingisse uma boa performance alcançando, assim, resultados surpreendentes!

A integração estratégica entre as equipes da Raccoon e iugu foi uma das fórmulas de sucesso para este projeto. Juntas, as empresas conseguiram explorar uma solução totalmente inovadora e potencializar ainda mais os resultados da marca, além de atingir uma performance extraordinária com os Web Stories.

No período de apenas um mês, os Web Stories alcançaram mais de 21 milhões de impressões, representando 91.3% das impressões totais do site. O que foi crucial para que a marca tivesse um bom alcance e trouxesse novos usuários para o site.

Além disso, esses Web Stories foram responsáveis por 248.980 cliques no mês de maio de 2021, representando 82.3% de todo o tráfego do site neste mês.

E não para por aí: os Web Stories trouxeram um aumento de 689,45% nas sessões orgânicas do site no mesmo mês. alinhando uma estratégia de branding + performance, o time responsável por explorar e implementar os Web Stories gerou muito impacto para a marca. Atingindo pessoas com interesses no segmento da iugu e trazendo muita visibilidade de forma orgânica, sem nenhum investimento em impulsionamento ou mídias de performance.

“O uso do Web Stories foi extremamente relevante para a iugu. Foi uma iniciativa da Raccoon inovadora e que nos ajudou a construir mais reconhecimento de marca e gerar resultado tangível pro nosso negócio de uma forma orgânica. É exatamente esta visão estratégica que buscamos em nosso trabalho” complementou Gustavo Fontes, Head de Branding e Comunicação na iugu.

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