Logo E-Commerce Brasil

Waymo e Uber Freight anunciam acordo para logística de futuros caminhões autônomos

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Waymo Via, a unidade de transporte autônomo da Alphabet, e a Uber Freight, um negócio de logística da Uber, assinaram uma parceria estratégica de longo prazo que permitirá a gestão de caminhões autônomos de modo mais eficiente por futuros clientes.

As empresas não compartilharam um cronograma de quando a parceria poderia ser utilizada por clientes pagantes.

Waymo e Uber Freight também não divulgaram detalhes financeiros do acordo.

A Uber Freight é o braço de logística da Uber. Imagem: Reprodução

Sob a parceria, os futuros clientes da Waymo poderão usar a Uber Freight para planejar com mais eficiência as frotas de caminhões automatizadas e conduzidas por humanos.

A Waymo disse que planeja lançar os primeiros caminhões totalmente autônomos “nos próximos anos”, começando entre as cidades norte-americanas de Dallas e Houston

O software da Uber Freight atua como um intermediário conectando caminhoneiros com transportadores para reduzir os custos de envio e as dispendiosas milhas com carga vazia.

No ano passado, a Uber avançou de modo mais intenso no mercado de caminhões ao comprar a empresa de logística Transplace por US$ 2,25 bilhões.

Companhias como Waymo, TuSimple, Aurora Innovation e outras esperam vender serviços de transporte autônomos para empresas de logística e grandes varejistas nos próximos anos.

Sob esses modelos de negócios, os clientes comprariam e seriam proprietários dos caminhões autônomos e pagariam uma taxa de uso por quilômetro para as empresas de tecnologia.

A Uber vendeu no final de 2020 o controle de sua própria unidade de veículos autônomos para a Aurora, concorrente da Waymo, e detém uma participação de quase 43% na companhia.

A Aurora anunciou em dezembro uma parceria com a Uber Freight.

Leia também: Cesta básica fica 1,7% mais cara em abril no e-commerce de São Paulo, segundo estudo

Fonte: Reuters, via Money Times