Logo E-Commerce Brasil

Walmart processa BJ's Wholesale e alega roubo de tecnologia

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Walmart e sua subsidiária de grandes armazéns Sam’s Club acusaram o varejista rival BJ’s Wholesale Club em uma ação movida na terça-feira de roubar tecnologia que alimenta uma opção popular de auto-atendimento no aplicativo móvel Sam’s Club.

O Walmart alega que trabalhou por anos para desenvolver o Scan & Go, recurso que permite que os clientes do Sam’s Club façam compras em seus smartphones enquanto caminham pela loja, evitando uma fila no caixa.

O processo foi aberto em um Tribunal Distrital dos EUA em Orlando, Flórida. O Walmart e o BJ’s se recusaram a comentar o processo, que foi relatado pela primeira vez pela Bloomberg Law.

Ele também observa que o Walmart possui várias patentes que protegem a propriedade intelectual do recurso de auto-checkout, que estreou em 2016. O Scan & Go se tornou mais popular desde que a pandemia de Covid-19 começou nos EUA no início de 2020, quando os compradores adotaram o distanciamento social e checkout sem contato.

O Walmart alega que suas inovações foram utilizadas sem permissão pela BJ’s, que lançou a oferta do produto sem contato, ExpressPay, no final de 2021.

“O Express Pay é uma cópia aparente do Scan & Go do Sam’s Club, apenas alterando as cores do aplicativo e mudando o nome de Scan & Go para Express Pay”, diz o processo.

Como resultado, o processo alega que a BJ’s infringiu os direitos de patente do Walmart, causando “danos significativos e irreparáveis”.

A ação legal ocorre quando clubes de armazém como Sam’s Club, BJ’s e Costco viram as vendas aumentarem durante a pandemia de Covid, com os americanos estocando grandes quantidades de papel higiênico e comida, cozinhando mais em casa e se mudando para casas nos subúrbios com despensas maiores.

O Sam’s Club, que serviu como incubadora de tecnologia para o Walmart, considerou a tecnologia como uma vantagem competitiva em relação a outros varejistas. A empresa divulgou o Scan & Go no mês passado em seu primeiro anúncio do Super Bowl , que contou com o comediante e ator Kevin Hart.

O Scan & Go agora está disponível nos locais do Walmart, como um privilégio para os compradores que se inscreverem no Walmart +, um serviço baseado em assinatura que o Walmart lançou para aprofundar a fidelidade do cliente e competir melhor com o Amazon Prime.

O Sam’s Club não divulga dados de clientes, mas o Walmart disse que a adesão do varejista atingiu um recorde no quarto trimestre.

As vendas nas mesmas lojas do Sam’s Club cresceram 10,4% no quarto trimestre de 2021 , em comparação com o mesmo período do ano anterior, excluindo combustível. Essa taxa foi quase o dobro do crescimento das vendas do Walmart nos EUA nas mesmas lojas durante o mesmo período.

Leia também: 

Fonte: CNBC