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Walmart pode vender plataforma chinesa de e-commerce para o JD.com

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

JD.com Inc.- que é o segundo maior varejista on-line na China, depois do Alibaba Group Holding Ltd.- está em negociações para comprar o Yihaodian do Wal-Mart, de acordo com fontes próximas. Os termos exatos do acordo ainda não estão claros e as discussões continuam fluindo, mas segundo uma das fontes, a negociação pode incluir uma parceria mais ampla entre a Wal-Mart e JD.com.

A estratégia de parceria com JD.com poderia dar ao Wal-Mart uma melhor chance de competir no setor acirrado de varejo na China e aumentar as vendas em seus locais físicos de venda. O JD.com, que ganhou popularidade como um lugar para comprar eletrônicos de marca, tem tentado expandir suas ofertas, uma vez que continua a competir com o maior Alibaba, que opera os mercados on-line Taobao e Tmall.

O nicho de vendas do Yihaodian tem sido a venda de alimentos, mas a concorrência no segmento esquentou no ano passado, já que os varejistas locais chineses têm migrado para o on-line e muitas startups entraram no campo com um mix de produtos muito diverso: desde abacates importados até detergente.

JD.com reforçou a sua oferta de alimentos, por exemplo, por meio de seu investimento em FruitDay, varejista online chinês, e está expandindo as importações, inclusive fazendo acordos com empresas de leite australianas e com produtores de carne e vegetais americanos.

Em Julho do ano passado, o Wal-Mart declarou ter obtido o controle total do Yihaodian do seu parceiro minoritário. O Wal-Mart juntou esforços para integrar as operações físicas às operações online do  Yihaodian, estratégia que pode se fortalecer depois de uma parceria com o JD.com. O Yihaodian foi lançado em Julho de 2008.