Logo E-Commerce Brasil

Walmart e Amazon lideram ranking das maiores varejistas do mundo, revela Kantar

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Walmart é a maior empresa de varejo do mundo, seguida pela Amazon, segundo ranking anual elaborado pela Kantar, que mostra os destaques de 2020. Atrás delas estão empresas como Alibaba e JD.com.

A análise aponta que, apesar do desafio extra da pandemia de Covid-19, para muitas empresas 2020 foi o melhor ano da história. Isso porque os consumidores passaram a ter uma série de novas necessidades resultantes do home office e das medidas de isolamento social. Mas para outros varejistas, principalmente aqueles de shopping centers e áreas urbanas, foi um período de grandes perdas.

A metodologia usa um sistema em que os pontos são dados aos varejistas com base nas receitas internacionais, participação em franquias e alianças fora de suas regiões e capacidade de operar por meio de mercados online ou de abordagem omnicanal. Para se qualificar para as classificações, os varejistas precisam ter um investimento direto em, no mínimo, três países – sendo que pelo menos um deles não pode ser adjacente ao seu mercado doméstico.

Confira a seguir as dez empresas que lideram o ranking da Kantar (a lista completa contém 50 companhias e pode ser acessada na página da empresa).

  1. Walmart
  2. Amazon
  3. Grupo Schwarz
  4. Aldi
  5. Alibaba
  6. Costco
  7. Ahold Delhaize
  8. Carrefour
  9. Ikea
  10. JD.com

Leia também: Carrefour abre lojas tecnológicas sem atendentes em SP

Fonte: Mercado e Consumo