Logo E-Commerce Brasil

Temas do VTEX DAY estão relacionados com as soluções oferecidas pela Biso

Não é de hoje que sabemos que o #VTEXDAY é um dos maiores eventos de transformação digital da América Latina. Ou, como ele é uma oportunidade incrível de troca entre diversas pessoas que trabalham em diferentes empresas e pelo tanto de conhecimento que nos agrega. Para o Brasil, é uma conquista enorme sediar um acontecimento desse porte.  

Além disso, o fundador e CEO da Biso, Breno Berman, participou como palestrante ao lado de profissionais renomados, como: Rafael Lourenço (VP Executivo da ClearSale nos EUA) e Rafael Brandão (VP de Global Alliances da VTEX). Mesmo evento que contou com a presença ilustre de Sir Lewis Hamilton, um dos maiores pilotos de todos os tempos e tem marcado nossa geração com seu desempenho impecável na Fórmula 1.   

Mas o que isso tem a ver com a Biso? Uma só palavra pode responder: velocidade.  

Assim como Hamilton, a Biso sabe da importância em ter velocidade nas suas tomadas de decisões e tempo de reação. Precisamos de velocidade para gerir pessoas em momentos de crise, precisamos de agilidade para acompanhar as tendências do mercado e rapidez para interpretar dados que se transformam em insights para o seu negócio.  

Perdeu o VTEX DAY? Após 2 dias intensos de conteúdos e aprendizados, confira principais temas abordados durante o evento:  

Liderança como fator decisivo em momentos de crise

Gestão de crise é uma das pautas mais citadas durante a pandemia da Covid-19. Há argumentos em discussão sobre a necessidade rápida de adaptação para o meio digital, bem como os benefícios do home office quando o foco é produtividade. Afinal, é a visão do líder que orienta uma companhia e como ele responde a uma adversidade que determina o seu sucesso profissional. 

Independentemente do seu tamanho ou da sua área de atuação, qualquer negócio pode enfrentar momentos críticos. No entanto, a diferença é como você está preparado para enfrentá-los.  É preciso ter em mente quais serão as estratégias de prevenção para reduzir os danos e quais ações serão tomadas caso venha acontecer tal dificuldade. Justamente por isso, o software da Biso notifica (em tempo real) quando algo foge do planejado das suas metas no seu celular.  

Existem alertas automáticos, com a possibilidade de você criar o seu próprio e personalizá-lo para garantir produtividade e acelerar o seu tempo de reação. Em conjunto, essa ferramenta proporciona uma comunicação mais eficiente ao direcionar o que precisa ser prioridade para o time responsável de acordo com o indicador em questão.  

Através do reconhecimento de padrões da sua marca, estrutura-se cenários e tendências para viabilizar na prática o gerenciamento de crise na palma da sua mão. Esse é o resultado de ter todos os seus indicadores em um só lugar. 

Teremos uma revolução no e-commerce?

As tendências do comércio digital estão centradas no metaverso e na live commerce. Isto porque, ambas permitem ao usuário ter uma experiência de compra sem sair do conforto de suas casas. Não é novidade que o mercado asiático sai na frente quando o assunto é comércio eletrônico, mas fique registrado aqui: o live commerce ainda vai impulsionar muito o mercado brasileiro.

Este modelo de divulgação se popularizou na China e acontece exclusivamente no ambiente digital. A venda dos produtos são realizadas instantaneamente nas transmissões ao vivo e integra mídia, conteúdo, entretenimento e compra; aproximando ainda mais as marcas dos consumidores. Conforme pesquisa da McKinsey, exatamente por fugir do padrão do comercial pré-estabelecido, esse estilo de live tem se mostrado um forte canal de conversões e que podem alcançar até 10 vezes mais do que o e-commerce tradicional. O desafio é fazer isso acontecer em menos cliques possíveis.

Em paralelo, quando falamos sobre o impacto do metaverso no e-commerce citamos a internet imersiva, onde os usuários são representados por avatares e se conectam entre si nessa outra dimensão. Ela possibilitará que haja interação social entre aplicativos e ferramentas como: teste de produtos, ampliação nas experiências de vestir uma roupa, ou ainda nas transações comerciais.

É claro que as marcas de luxos já estão aderindo o metaverso em suas estratégias. Por exemplo, a Balenciaga uniu-se ao jogo Fortnite para servir de skins e acessórios aos avatares dos seus jogadores. Veja abaixo:

Imagem divulgada pela revista Forbes na publicação “Conheça 10 marcas que já atuam no metaverso” (https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/exemplos-do-metaverso-marcas-que-atuam-com-propriedade/)

Para abraçar de fato todo esse ecossistema do e-commerce e o seu crescimento no Brasil é preciso mensurar os testes A/B e as campanhas nesses ambientes. De acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, Worldpay, o crescimento do e-commerce será de 18% até 2025 no Brasil. Logo, aderir plataformas integradoras para centralizar dados é um investimento para potencializar ainda mais as suas vendas.   

É um fato: a jornada de compra mudou! E tem mudado constantemente. A Biso identifica o comportamento dos seus usuários e quais categorias possuem melhor desempenho. O cruzamento desses dados traz a possibilidade de entender quais oportunidades dos seus produtos podem ser exploradas e uma série de outras visões através do dashboard. 

 Baseado na expertise de mais de 10 anos imersos no mercado digital, enxergue seu E-commerce de forma detalhada na palma da sua mão: overview geral, evolução (DoD, MoM, YoY) de dispositivos, canais e meios de pagamento; RFV e segmentações (demográficos e comportamento de compra).  

Acredite, a Inteligência Artificial veio para ficar

Por fim, foi abordado a união do elemento humano com a IA na transformação digital para os negócios. É verdade que a pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital necessária para o avanço do e-commerce no Brasil e junto dela, aumentou a necessidade de interpretar o grande volume de dados produzido pela mesma. 

Mediante o uso da Inteligência Artificial se torna possível consolidar as informações obtidas pelos dados da sua loja virtual, além de se ajudar nas novas entradas de dados e reduzir falhas devido a sua precisão analítica e rapidez comparadas a do ser humano. Como benefícios, pode-se citar a melhora de tratamento na área de saúde, a transformação do varejo por meio do atendimento ao cliente e carros autônomos com manutenção inteligente.   

Assim, a relevância da IA cresce a cada dia. O software da Biso possui seu próprio algoritmo de IA e é uma solução focada 100% em seu E-commerce. Responsável por gerar insights em tempo real, é uma plataforma de Business Intelligence com sistema integrado com as principais plataformas de e-commerce, ERPs, Mídias Sociais, Marketing Clouds e Google Analytics.  

Escolha ser Biso: transforme seus dados em ações e potencialize suas vendas!  

Entenda, não é atoa que o tema do #VTEXDAY desse ano é “One Day Changes Everything”. 

Com essa solução, você põe fim aos “achismos” e é o primeiro a saber o que realmente acontece no seu E-commerce. Não perca mais tempo: agende agora uma demo! 

 Leia também: Especialistas apostam na força do cross-border para se vender além das fronteiras