Logo E-Commerce Brasil

VTEX inicia o ano com o sucesso do aplicativo Live Shopping, novos clientes globais e uma nova Chief Technology Officer

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, anunciou no dia 20 de janeiro um forte impulso com o sucesso de seu aplicativo VTEX Live Shopping, utilizado por mais de 100 marcas — incluindo Victoria’s Secret, Caterpillar, Oster e Xiaomi — em mais de 10 países. A empresa também expandiu os negócios globais com a Whirlpool em seis países europeus e com a Unilever na Espanha, além de conquistar novos clientes nos EUA, como a Briggs & Stratton, o maior produtor mundial de motores para equipamentos de energia ao ar livre. Honrando seu compromisso atual de apoiar a inovação contínua dos produtos e a demanda dos clientes norte-americanos, a VTEX também nomeou Fernanda Weiden como sua nova Chief Techology Officer (CTO).

“É cada vez mais desafiador, para marcas e varejistas, atrair consumidores e segurar sua atenção, dadas as escolhas praticamente ilimitadas que eles têm de onde — e como — fazer compras. Estamos no limiar de uma nova era, em que tendências como o comércio conversacional se tornarão a regra e os navegadores serão arcaicos. Agora, mais do que nunca, é fundamental que as empresas nos EUA e em todo o mundo estejam prontas para encontrar consumidores onde quer que estejam, com experiências modernas que se sobressaiam à experiência ‘dentro da loja’”, disse Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX.

“Nós nos orgulhamos de poder preparar nossos clientes empresariais para o futuro, permitindo que saltem imediatamente para essa nova era. O sucesso do inovador aplicativo VTEX Live Shopping prova que os consumidores estão sedentos por experiências online, e os varejistas estão descobrindo o potencial com maior engajamento e conversão”, complementou.

Rápida adoção do aplicativo VTEX Live Shopping, aumentando em 5x o tempo médio de sessão online

Desde seu lançamento, o aplicativo VTEX Live Shopping teve uma adesão rápida e crescente entre os clientes da VTEX. As marcas e varejistas que já utilizam a solução viram o tempo médio de sessão online de seus consumidores quintuplicar. As equipes podem usar o aplicativo Live Shopping para planejar, executar e gerenciar eventos ao vivo one-to-one e one-to-many. Com o aplicativo VTEX Live Shopping, os consumidores interagem com especialistas e influenciadores de produtos e podem promover eventos dentro de suas próprias comunidades, levando as experiências interativas de compras presenciais para o mundo digital.

O aplicativo também permite acompanhar o desempenho dos eventos ao vivo, incluindo o número de participantes, quantos produtos foram adicionados aos carrinhos, valor médio dos pedidos, curtidas, ações, e muito mais. Esse tipo de percepção do comportamento e das preferências do consumidor permite às marcas e varejistas otimizar a seleção de produtos e melhorar continuamente a experiência do usuário final, criando um ciclo virtuoso de maior engajamento e aumentando a conversão em mais de 30% durante os eventos ao vivo.

Novos clientes empresariais globais, incluindo Whirlpool, Unilever e outros

A VTEX tem vivenciado um crescimento enorme com seus clientes empresariais, incluindo a Whirlpool, que está utilizando a VTEX para expandir sua plataforma de comércio eletrônico para seis novos países na Europa, e a Unilever, que trabalha com a VTEX para gerenciar um projeto de marketplace na Espanha. A VTEX também continua ajudando empresas como H&M e BMW, no Chile, e outras em todo o mundo a expandir sua presença global com um time-to-revenue sem precedentes.

Nos Estados Unidos, a Briggs & Stratton, maior produtora mundial de motores para equipamentos de energia ao ar livre, escolheu a VTEX para processar seus pedidos de ecommerce B2B, que agora são realizados através do Power Portal atualizado. A VTEX foi escolhida por sua capacidade de escalar e integrar-se com sistemas de back-end ERP, ao mesmo tempo em que fornece o valor de um SaaS multi-tenant com atualizações integradas.

Diretoria executiva expandida com nova CTO

Para reforçar sua contínua expansão global e inovação de produtos, a VTEX nomeou a tecnóloga Fernanda Weiden como sua nova Chief Technology Officer (CTO) para supervisionar as equipes globais de engenharia, produto e design. Antes de ingressar na VTEX, Fernanda ocupou cargos executivos em outras big techs, com passagens pela Meta (antigamente conhecida como Facebook) e pelo Google na área de Site Reliability Engineering (SRE), sendo responsável pela escalabilidade, confiabilidade, desempenho e monetização de aplicativos.

“Comecei a acompanhar a VTEX de perto em 2020 e fui imediatamente atraída pela abordagem que os fundadores, Geraldo e Mariano, tomaram desde o início — construindo uma equipe forte e entusiasmada. Além de um produto surpreendente.” Essa filosofia é a razão pela qual me tornei consultora”, afirmou Fernanda. “O impulso global da VTEX ao longo do último ano destaca a força e a experiência da equipe em um mercado dominado por players antigos, e me sinto grata pela oportunidade de ajudar nesse crescimento contínuo”, concluiu.

Leia também: Anac dá 1ª autorização para entrega comercial usando drones.