Logo E-Commerce Brasil

Com foco em comércio conversacional VTEX adquire Suiteshare

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Apostando no poder do comércio conversacional, a VTEX adquire, em Junho, a Suiteshare, plataforma que oferece experiências de compras práticas e interativas pelo WhatsApp. A empresa já impulsiona alguns dos principais varejistas do Brasil e da América Latina, como a Lacoste, The North Face, Grupo Soma, Natura, Tramontina, Track & Field, Mary Kay, entre outras. A nova funcionalidade que passará a ser oferecida pela VTEX aos seus clientes vai ao encontro do crescimento deste canal que já ultrapassou as plataformas de mídia social em vendas, com 20% mais usuários ativos. Uma pesquisa do Facebook mostra, ainda, que 66% dos consumidores estão mais confiantes em fazer uma compra quando uma empresa usa aplicativos de mensagens.

Fundada em 2018 na região metropolitana de Porto Alegre, a Suiteshare funciona como uma extensão digital das contas do WhatsApp, o que ajuda as empresas a conectar clientes com diferentes pontos de contato de serviço. A solução permite às marcas distribuir as demandas entre as lojas físicas, além de dar suporte às operações dos franqueados. Ao acessar um chat no site ou clicar em um link na rede social da marca, o cliente é reconhecido por geolocalização e encaminhado digitalmente a um vendedor da loja mais próxima.

Há uma clara mudança nas expectativas dos consumidores em termos de interações mais personalizadas e imediatas com as marcas. Com a aquisição da Suiteshare, a VTEX proporciona uma plataforma que permite que seus clientes alcancem e vendam para os usuários do WhatsApp em todo o mundo. “Operamos em um mundo voltado para as mensagens, onde os clientes estão pressionando as marcas a oferecer experiências conversacionais em tempo real que pareçam autênticas e naturais”, diz Mariano Gomide, co-fundador e co-CEO da VTEX. “Com esta aquisição, possibilitamos às empresas oferecer um serviço ainda mais completo e integrado em todos os canais para captar, ativar e atender a seus clientes”, completa.

As empresas que utilizam a plataforma Suiteshare registram um aumento das taxas de engajamento e conversão. Na Tramontina, empresa centenária de utensílios domésticos presente em mais de 120 países, a plataforma melhorou as taxas de conversão do e-commerce em mais de 20% entre novembro de 2020 e março de 2021. Na Track & Field, marca brasileira de moda fitness, a Suiteshare promoveu um aumento de mais de 340% na média de cliques mensais no site, entre outubro de 2020 e março de 2021.

A marca global de moda Lacoste elogia a flexibilidade e a rapidez de lançamento da Suiteshare: “Fizemos uma parceria com a Suiteshare, pois eles se mostraram extremamente ágeis e ao mesmo tempo ofereceram uma solução completa”, diz Vinicius Castro, gerente de operações e projetos digitais da Lacoste. “Nossa necessidade de começar a vender através do WhatsApp foi rapidamente atendida e a facilidade de uso da solução é incrível”.

“Estamos muito entusiasmados em nos juntarmos à equipe da VTEX para criar em conjunto soluções líderes no mercado para o futuro do comércio digital. Esta união abre um mundo de oportunidades para expandir o omnicanal de apenas uma solução logística para em uma ferramenta capaz de aumentar a conversão e as vendas para os nossos clientes”, afirma Maicon Ferreira, fundador e CEO da Suiteshare.

Leia também: Pedro Coutinho: “a Getnet planeja entrar na Europa no ano que vem”.