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Volume de compras a prazo na Internet aumenta no primeiro semestre de 2016

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Mesmo com instabilidade política e econômica, o e-commerce brasileiro deve apresentar taxas de crescimentos superiores aos das lojas físicas – impulsionando a venda a prazo. De acordo com o relatório Webshoppers, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido do brasileiro, utilizado em 73,5% dos pedidos.

Contudo, a redução do poder de compra do consumidor faz com que ele precise de mais parcelas para pagar. Levantamento do Pagar.me, empresa de tecnologia especializada em meios de pagamento, aponta que as vendas entre dez e doze vezes aumentaram 6%.

Já as compras parceladas entre sete e nove vezes se mantiveram estáveis, com variação de 0,1% nos primeiros meses do ano. A maior mudança ocorreu com pedidos em seis vezes: no início do ano respondiam por 9,8% das compras e, no fim de junho, fecharam com 6% da escolha dos clientes nas lojas online – pagamento à vista segue na liderança, com 55% do total.

“O aumento da preferência por compras a prazo mostra que o brasileiro tem sentido mais confiança na economia, voltando a parcelar suas compras no e-commerce”, comenta Henrique Dubugras, sócio-fundador do Pagar.me.

Em relação às bandeiras, o volume de compras processadas com Visa aumentou 60% entre janeiro e junho de 2016, enquanto que Mastercard cresceu 56% no mesmo período. No marketshare, Visa está na liderança, com 51,6% do total.