Logo E-Commerce Brasil

Vodafone faz parceria com Amazon para lançar ‘edge computing’ no Reino Unido

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Vodafone disse nesta quarta-feira (16) que fez uma parceria com a Amazon Web Services (AWS), para lançar serviços de “edge computing” para seus clientes empresariais no Reino Unido.

A “edge computing” usa realidade aumentada e aprendizado de máquina para analisar dados em massa onde eles foram coletados – seja no chão de fábrica, em uma plataforma de petróleo ou no espaço de escritório – antes de movê-los para servidores remotos na nuvem. Para funcionar, ele precisa de transferências de dados rápidas do tipo que o 5G fornece.

A Vodafone fez parceria com a Amazon para lançar serviços de ‘edge computing’ no Reino Unido. Imagem: Reprodução

O lançamento segue os testes da Vodafone com empresas em uma variedade de áreas, incluindo tecnologia esportiva, transporte autônomo, segurança biométrica, realidade virtual remota e automação de fábrica.

A Vodafone disse que, em condições ideais, a latência – tempo necessário para os dados viajarem entre dois pontos – pode ser tão baixa quanto 10 milissegundos, em comparação com uma média de 75 milissegundos para 4G.

“É uma combinação (Edge Compute e 5G) que nenhum outro provedor de serviços pode oferecer na Europa, o que significa que podemos oferecer algo exclusivo para nossos clientes”, disse Anne Sheehan, diretora de negócios da Vodafone do Reino Unido.

A empresa oferecerá inicialmente serviços de “edge computing” de baixa latência para clientes em Londres e arredores, bem como vilas e cidades, incluindo Oxford, Cambridge, Bristol e Cardiff.

Os clientes na Escócia e nas regiões do norte da Inglaterra receberão o serviço em 2022. A AWS tem serviços “edge” em Tóquio, Daejeon, Coreia do Sul e 10 cidades nos Estados Unidos.

Leia também: Amazon inaugura supermercado sem caixas nos EUA

Fonte: Reuters, via Money Times