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Você sabe o que é BIN? Entenda a importância dessas três letras para seu e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Nesta matéria vamos falar de algo muito importante para o processo de aceitação de cartões no seu e-commerce, o BIN. Essa é a sigla para Bank Identification Number, em inglês, ou, traduzindo, Número de Identificação do Banco. Essas três letrinhas são utilizadas mundialmente para se referir aos números iniciais de um cartão. Apesar de ser um termo bastante técnico, é importante que todo profissional que atua no e-commerce tenha conhecimento básico sobre ele.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esse código e que papel ele exerce no comércio eletrônico.

Como você já deve saber, nenhum número de cartão é igual ao outro. Normalmente, ele é composto por uma sequência de 16 dígitos. Os seis primeiros algarismos dessa sequência costumam ser justamente o que chamamos de BIN.

A função mais conhecida do BIN é identificar a que bandeira o cartão pertence. No entanto, esse código também fornece respostas para várias outras questões. Confira!

  • Qual é o país de origem (domicílio) do cartão?
  • O cartão pode ser utilizado internacionalmente?
  • Qual é o tipo de produto do cartão? (crédito, débito, múltiplo)
  • É um cartão de pessoa jurídica ou de pessoa física?
  • É um cartão físico ou virtual?
  • Qual é a bandeira do cartão?
  • Qual é o emissor (banco) do cartão?

Mas para que tudo isso é importante? Cada um desses parâmetros tem sua função. As informações fornecidas pelo BIN podem ser utilizadas pelos e-commerces, bandeiras e emissores de formas específicas, como a validação de um cartão durante uma compra ou até a prevenção à fraude.

BIN no e-commerce

Além de todas essas funções que o BIN exerce, nos negócios digitais o papel mais visível desempenhado por esses dígitos é exibir para o consumidor a bandeira do cartão à medida que o número de identificação é digitado no check out. Isso ajuda o cliente a verificar se as informações estão corretas e torna a experiência de compra mais intuitiva e transparente. Caso o código seja digitado de maneira incorreta, por exemplo, o BIN pode não ser encontrado e o cartão é considerado inválido.

Em relação a essa funcionalidade, no entanto, vale ter atenção redobrada. É fundamental que a parametrização de BIN esteja atualizada no e-commerce para garantir que apareça a bandeira correta para o consumidor. Imagine só: ele tem um cartão de determinada bandeira em mãos, mas, ao digitar seus dados, surge o logotipo de outra empresa na tela. A chance do cliente se sentir confuso ou desconfiado em relação ao site e acabar desistindo da compra quando isso ocorre é enorme.

Infelizmente, isso acontece com certa frequência, pois a tabela de BINs que identifica as bandeiras é bastante dinâmica e muda frequentemente. Caso a plataforma de e-commerce não esteja programada para realizar atualizações periódicas, esse tipo de erro acontecerá mais cedo ou mais tarde.

Fazendo a atualização da tabela de BINs

Existem diversos modelos de plataforma para e-commerce, sendo que algumas já estão preparadas para realizar as atualizações nos parâmetros de BIN automaticamente e outras demandam ajustes de programação.

No caso da Elo, para garantir que a atualização do seu comércio eletrônico, a empresa disponibiliza uma API – ou seja, um código de integração – para que o desenvolvedor do seu site automatize esse processo. A API de Tabela de BINs permite que o estabelecimento comercial identifique uma transação Elo e realize o roteamento adequado de autorização, possibilitando ainda utilização dessas informações para a prevenção de fraudes.

O passo a passo para a utilização da API de Tabela de BINs está disponível gratuitamente no site da Elo.