Logo E-Commerce Brasil

Você conhecia? Não? O Fórum E-Commerce Brasil 2016 apresentou

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Fórum E-Commerce Brasil já está consolidado como o maior evento do setor da América Latina, sempre trazendo novidades, ótimas palestras, painéis, novas experiências vivenciadas, além de um público de alta relevância, difícil até em pensar como se superar em 2017.

Este ano, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, participou pela 1ª vez com um estande e não é fácil imaginar que haja pessoas procurando coisas que aparentemente não estão “vinculadas” ao setor. Pois bem, o estande da GS1 recebeu mais de 250 visitantes interessados em conhecer a associação e principalmente no código de barras.

Código de barras – uma tecnologia já consolidada no mercado, principalmente no offline, que permite a automação de processos auxiliando em diversas operações como: vendas, movimentação logística, etc, colaborando para uma gestão mais eficiente. Acontece que muitas empresas que nasceram para o comércio eletrônico não precisam desta tecnologia, por não venderem para o canal offline. Todavia não podemos pensar nos canais de forma isolada e principalmente nas oportunidades de negócios de vender mais.

Quando digo “não precisam”, na verdade quero dizer, “não precisavam”, pois muitas empresas do online fecharam com clientes de “lojas físicas” e, portanto, procurou o estande da associação para entender o processo para utilizar o código de barras.

No canal online, a identificação (apenas o número) do produto é a base, principalmente para atender o consumidor no seu desejo de receber o produto correto, mas no canal offline, além da identificação, a codificação em barras é o que movimenta todas as operações desde a compra até a venda. O mais importante nisto tudo é que o padrão é um só, ou seja, o “código de barras” integrando as empresas no online e offline.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.