Logo E-Commerce Brasil

Vitabe projeta mais de R$100 milhões de faturamento para 2021

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

No último ano, o crescimento do e-commerce superou todas as expectativas. A tendência de aumento no setor já era certa, mas com o isolamento social, o volume de compras online disparou. Dessa forma, as empresas que ofereciam ferramentas para que os empreendedores pudessem digitalizar o seu negócio viram uma grande oportunidade de crescimento. Isso aconteceu com a Nuvemshop, por exemplo, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 80 mil lojas online, em sua grande maioria de pequenos e médios empreendedores.

E um dos negócios que cresceu junto com a Nuvemshop foi a VITABE, um dos maiores clientes da plataforma com nove sites e um faturamento anual que deve passar dos R$100 milhões em 2021.

Investir no ecossistema para alavancar negócios como a VITABE

A Nuvemshop aprimora constantemente seu pacote de soluções e infraestrutura para pagamentos, frete, gestão de estoque, ferramentas de marketing, entre outros recursos voltados ao e-commerce. Tudo para apoiar jornadas de sucesso como a da VITABE.

A jovem empresa apostou, desde seu nascimento, nas vendas online. “Hoje, temos parte de nossos produtos sendo direcionada para lojas físicas, como farmácias, mas essa linha do negócio só foi adotada devido à procura das próprias revendas. Nosso foco principal é e sempre será nas vendas online”, afirmou Nivaldo Junior, fundador e CEO da VITABE.

Junior, como é conhecido, começou cedo. Já empreendia aos 16 anos e foi até emancipado antes da maioridade para cuidar de seus negócios. De lá para cá, teve negócios no ramo de dropshipping (vendas sem estoque próprio), fez uma marca de tênis crescer no Brasil e quebrou… nada menos que três vezes.

Nivaldo Junior, (fundador e CEO), Regiane Agripino (esposa de Junior e sócia), Hilton Henrique Lourenço (sócio) e Alison Gabriel (sócio).

“Quem vê o sucesso do empreendedor não imagina o que ele já passou. A gente conta nossa história enaltecendo os pontos positivos para inspirar as pessoas. Mas quem ouve não imagina como foram as noites sem dormir, a preocupação e o choro”, contou. Essa parceria foi vivida com a colaboração de um amigo e então sócio, Alison Gabriel, hoje também proprietário da VITABE.

É difícil mesmo imaginar os percalços quando se vê o sucesso da VITABE, que obteve um crescimento exponencial no seu faturamento anual em apenas três anos de vida. De um fechamento de R$600 mil negativos, em 2018, a empresa viu seu faturamento chegar a R$25 milhões já em 2020. Neste ano, a expectativa é ultrapassar os R$100 milhões com folga. Junior reflete que o investimento em gestão de pessoas e nas tecnologias de ponta fez com que a empresa chegasse ao resultado do ano passado inteiro nos três primeiros meses de 2021.

Quando perguntado a que se deve o sucesso da VITABE, Junior não titubeia: “Deve-se às pessoas. Nosso time é formado por colaboradores com um propósito muito forte e alinhado à empresa. Hoje somos mais de 100 funcionários diretos que acreditam no que fazem!”, explicou. E ele é especialista em acreditar. “Eu não tinha opções além de acreditar. Depois de quebrar minha penúltima empresa, o plano A era a VITABE e o plano B também”, disse.

O empresário contou que a ideia que fez a VITABE nascer veio de uma situação vivida por sua esposa e sócia Regiane de Freitas Agripino. Como várias mulheres, buscava uma solução para a queda capilar e o fortalecimento dos fios depois de passar por um processo químico. Ela obteve bons resultados após combinar algumas vitaminas, indicadas nas várias passagens por especialistas. Juntos com Alison, pensaram: se esta combinação deu certo para ela, pode trazer o mesmo resultado para outras pessoas. Decidiram, então, fabricar um produto com tal combinação. E o sucesso veio. Foi assim que nasceu a NEW HAIR CAPS, o primeiro produto da VITABE.

Ascensão

Logo em seguida, para completar a sociedade, Hilton Henrique Lourenço, amigo de longa data, chegou ao time trazendo uma nova ideia de negócio e, juntos, apostaram e criaram a NEW WHITE, uma marca de clareador dental. De lá para cá, com todo o conhecimento adquirido e visão voltada ao e-commerce, lançaram os produtos 100PESO, RENOVA BE, UP LIPS, 100TPM, IMUNICAPS e por último o 100MEDIDA, produtos hoje que têm grande destaque no mercado nacional e já planejam a expansão de outros países para o próximo semestre.

Segundo Junior, a pandemia fez crescer a busca por vitaminas para melhorar a qualidade do sono. A VITABE está de olho na demanda e lançará um novo aliado para atender esse nicho. “Vendemos saúde e, por isso, adotamos um estilo de vida compatível. Encorajo o time e cultivo esse valor em minha vida pessoal”, afirmou. Além disso, Junior valoriza o otimismo. Seu lema é “o melhor está por vir”.

Vendas online: o que podemos esperar do e-commerce?

Para ilustrar o crescimento do e-commerce, Junior conta uma história. “Durante a pandemia, minha mãe, Maria Helena, conhecida como Leninha, de 60 anos, fez sua primeira compra online. Experiência que gostou, aprovou e vem repetindo desde então. O último foi um jogo de talheres”, disse. Ele explicou que, assim como ela, outras pessoas das gerações que não cresceram com internet tinham desconfiança das compras online. Mas agora essa turma também está ficando mais à vontade.

“Para mim não há dúvidas, o presente já é online e o futuro também, cada vez mais. O empreendedor precisa posicionar o seu negócio na dinâmica digital ou desaparecerá”, afirmou.

Para alavancar uma loja online, é necessário pesquisar parceiros que se encaixem na estratégia. Junior conta que buscou uma plataforma que unisse tecnologia e custos compatíveis com as necessidades de seu negócio. Além disso, a VITABE também conta com um atendimento personalizado na Nuvemshop com o Plano Empresarial, onde o lojista tem um consultor especializado em e-commerce que acompanha o seu negócio e dá dicas de tendências.

Leia também: Amazon anuncia compra da MGM por US$ 8,45 bi e esquenta guerra do streaming.