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E-commerce de vinho na quarentena: como a Wine está se reinventando

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com a premissa de levar conectar pessoas por meio do vinho, pelo envio mensal da bebida em si e informações sobre ela para a casa das pessoas, a Wine conquistou 150 mil assinantes, o que a concede o título de maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Mesmo já tendo nascido digital, em 2008, o negócio precisou adaptar suas operações durante o período de isolamento social, instaurado para tentar conter o avanço da Covid-19.

“Nosso desafio e nosso foco durante a pandemia é manter o cuidado com o Wineano (como chamam os colaboradores da empresa), cuidar do bem-estar e do desenvolvimento, e com isso, da produtividade interna”, pontua Vanessa Barbieri, Coordenadora de RH da Wine. Para tal, o negócio instaurou home office para a maior parte de seus 397 colaboradores e mudou a forma como os profissionais selecionam o vinho que vai até o consumidor. 

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Antes os Winehunters viajavam pelo mundo a fim de selecionar os melhores rótulos e escrever sobre eles. Hoje, estes profissionais recebem as garrafas e fazem esse trabalho de casa.  “Para as áreas operacionais, que foi impossível ir para HO, disponibilizamos transporte, alimentação e todos os cuidados com a higienização”, explica Vanessa. 

Comunicação: a chave do sucesso para o Home Office

Além de manter as operações dentro das métricas esperadas, a Wine conseguiu, ainda, rodar uma das maiores campanhas de vendas da empresa durante o período em que os colaboradores estão de casa e conquistar sucesso na ação. “Isso é possível porque temos equipes integradas, produtivas e focadas no resultado”, garante a coordenadora de RH. 

Para manter o engajamento dos Wineanos mesmo a distância, a comunicação tem sido fundamental. “Hoje temos uma reunião da empresa toda terça-feira e uma reunião com a equipe de liderança todas as semanas. Além disso, levamos as ações que normalmente aconteciam de forma presencial para o online — temos treinamentos e degustações, aprendemos e interagimos. Usamos também softwares, como o da Feedz, como ferramenta de apreciação, comunicação e desenvolvimento profissional. Realizamos através da ferramenta pesquisas rápidas sobre como o Wineano está, seja pelo termômetro de humor, ou pesquisas voltadas para a saúde. Isso possibilita o gestor acompanhar seu time, mesmo estando longe, praticamente em tempo real”, explica Vanessa. 

Por meio da plataforma Feedz, um software completo para gestão de pessoas, a Wine consegue manter os fundamentos de sua cultura alinhados, mesmo em equipes em diferentes cidades. “Temos polos de pessoas em Vitória, Serra, São Paulo, Barueri e mais uma série de colaboradores espalhados pelo Brasil em nossa unidade de B2B. A ferramenta vem para amplificar a nossa comunicação e nosso senso de comunidade e possibilita uma interação ainda maior entre os todos os Wineanos”, conta. 

De olho no futuro

O engajamento dos colaboradores, mantido por meio de uma cultura forte de um ambiente – mesmo que virtual – de segurança psicológica para a divergência produtiva, é o que permite que a empresa continue tendo bons resultados mesmo na crise e com os times distantes. “Nossa cultura ou, como falamos, nossos fundamentos, reúnem o que acreditamos e é o que nos mantém unidos e solidários sempre em busca de resultados cada vez mais desafiadores”, resume Vanessa.