Logo E-Commerce Brasil

Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Anúncios com vídeos apresentam um aumento de 30% em conversão de vendas quando comparados com anúncios estáticos, segundo análise da VidMob, martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning. As conclusões foram geradas a partir da análise minuciosa de 12 mil anúncios de varejo e e-commerce nas redes sociais, totalizando mais de 3,2 bilhões de impressões de 1.200 campanhas promovidas por 68 marcas de todo o mundo no Facebook e Instagram.

Análise aponta que conteúdo em vídeo engaja mais os consumidores nas redes sociais

Com relação ao tempo, vale apostar em vídeos de até 5 segundos, segundo a companhia. Vídeos curtos tiveram uma taxa de compra 167% maior do que aqueles mais longos. Quando comparados a vídeos de 16 segundos, os mais enxutos geraram uma taxa 700% maior de conversão. E, quando comparados àqueles de 6 a 9 segundos, a taxa foi de 100%.

“A chave para o bom desempenho é cativar seu público, entendendo como cada atributo visual ou de áudio contribui para o resultado de determinada campanha. E a inteligência criativa possibilita essa capacitação, melhorando radicalmente o retorno sobre o investimento”, comenta Miguel Caeiro, diretor-geral da VidMob na América Latina.

Combinar textos e vídeos, desde que as palavras sejam assertivas e estrategicamente posicionadas, também se mostrou uma opção eficaz. O estudo revelou que vídeos com texto no primeiro quadro converteram três vezes mais em vendas do que aqueles que foram introduzidos após 3 segundos. Já os anúncios estáticos com texto na imagem, apresentaram uma queda de 40% na taxa de compra. A análise também revelou como diferentes mudanças de cores de alto contraste podem rapidamente estimular os consumidores.

As opções de mensagens a serem utilizadas em um anúncio são infinitas. Para as veiculadas durante os primeiros 3 segundos de vídeo, “Obter” apresentou uma taxa de compra 53% maior do que “Comprar”. E o uso de “Limitada” em anúncios estáticos aumentou a taxa de compra em 20% em comparação com o uso de “Agora”.

A empresa analisou a porcentagem dos consumidores que viram cada um dos milhares de anúncios observados nas redes sociais e seguiram com a compra do item em questão dentro de 28 dias.

Leia também: ABComm e ClearSale relançam cartilha com dicas de segurança no e-commerce