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  Redação E-Commerce Brasil

Vendas no varejo em fevereiro crescem 27,8% ano a ano, aponta pesquisa

Terça-feira, 29 de março de 2022   Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, em fevereiro, as vendas do varejo no Brasil cresceram 27,8% em comparação a fevereiro de 2021. Tal aumento ocorre à medida que os consumidores retomam suas atividades de compras nas lojas.

Imagem de um homem apontando com uma caneta para um relatório
Eletrodomésticos (-21%), Vestuário (-11,8%) e Móveis (-9,2%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do e-commerce no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021.

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Em comparação com um cenário pré-pandemia, em fevereiro de 2020, as vendas no varejo cresceram 35,9% ano a ano. O Mastercard SpendingPulse™ mede as vendas de varejo na loja e online* em todas as formas de pagamento.

Ao analisar o panorama geral do Brasil, todos os estados registraram crescimento de vendas nas lojas:

  • Norte (43,7%);
  • Sul (29,7%);
  • Centro-Oeste (27,3%);
  • Sudeste (26 ,9%);
  • e Nordeste (26,6%).

Vendas do e-commerce em fevereiro

Eletrodomésticos (-21%), Vestuário (-11,8%) e Móveis (-9,2%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do e-commerce no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021.

Os resultados de e-commerce caíram 15,8% em relação ao ano anterior. Entretanto, as vendas online ainda registraram um aumento ano a ano de 55,7% em relação a fevereiro de 2020, quando o comércio eletrônico ainda não era uma necessidade.

“Estamos vendo o consumidor retornando às lojas físicas. O crescimento desse setor já vem sendo observado há alguns meses”, afirmou Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Embora as vendas do e-commerce estejam desacelerando, em comparações com o período de pandemia, podemos perceber que as compras online cresceram muito. Isso indica uma mudança de hábito trazida pela pandemia: os clientes começaram a comprar online, mas não abandonaram as lojas físicas”, conclui o executivo.

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*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI(Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

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