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Vendas totais do varejo caem 5,5% em julho. E-commerce cresce 11%

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O mês de julho não trouxe bons resultados para o varejo. As vendas totais caíram 5,5% sobre o mesmo período de 2014, segundo o relatório Mastercard SpendingPulse. O crescimento médio do último trimestre caiu para 4,7%, abaixo dos 3,6% do segundo trimestre de 2015. O relatório ainda mostra que cinco dos sete setores tiveram crescimento acima do indicador: são eles vestuários, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, combustíveis e supermercados apresentaram desempenho inferior.

Já o e-commerce cresceu 11,5%. A média dos três últimos meses foi de alta de 10,9%, pouco acima do segundo trimestre, que teve um desempenho de 9,8%. Os setores de móveis e eletrônicos ficaram acima do crescimento médio do canal e o setor de artigos farmacêuticos, vestuários e hobby & livraria apresentaram crescimento inferior ao registrado pelo comércio eletrônico.

Nenhuma região brasileira conseguiu registrar um saldo positivo. As regiões Nordeste (queda de 3,8%) e Centro-Oeste (queda de 5,2%) obtiveram resultado acima da média, enquanto Norte (queda de 6,2%), Sul (queda de 7,0%) e Sudeste (queda de 5,6%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em alguns setores, as vendas nas duas últimas semanas ficaram abaixo do registrado no mesmo período, o que influenciou o panorama do mês.

Fonte: Mundo do Marketing